• 02 jan 2010
  • Postado por Tiago

CONTRA-ABRE---s---copa-sao-paulo---arquivo-foto-rubens-flores-01jan10

Figueira tenta novo triunfo na copa São Paulo. Avaí também tá na briga

Figueirense e Avaí iniciam no final de semana a participação na maior competição de futebol júnior do país. A 41ª edição da copa São Paulo, organizada pela federação Paulista de Futebol (FPF), envolverá 92 clubes, que serão divididos em 23 grupos.

O Alvinegro manezinho é o único catarinense que já venceu a disputa. Em 2008, a gurizada levantou a taça. O Leão teve seu melhor desempenho no ano passado, quando chegou às semifinais. Deixou a competição ao perder nos pênaltis pro Corinthians, o time mais vezes campeão da competição.

Os jogadores das duas equipes deixaram Floripa ontem. Em busca do bi, o técnico Hemerson de Maria tá empolgado com os guris do Figueira. A rapaziada ralou nos últimos dias e só teve folga no dia de Natal e na véspera do Ano Novo. ?Estamos levando um grupo mesclado, com jogadores que estão saindo de seu primeiro ano de júnior e outros que fizeram um ano de juvenil. A copa São Paulo passou de um torneio sub-20 para um torneio sub-19. A redução da idade fortalece as equipes que têm bom trabalho de base?, revela.

O treinador lembra que a conquista da taça há dois anos pelo clube de Floripa colabora pra que o Figueira tenha uma boa imagem entre os outros participantes. ?Aumenta o respeito não só pela conquista da taça São Paulo, mas por outros torneios que vencemos também, como a SC CUP, em que ganhamos do Grêmio na semifinal?, destaca.

Hemerson lembra ainda que essa é uma das melhores vitrines para os jogadores em início de carreira. Serve ainda de grande estímulo pros meninos, que no caso do Figueira são aproveitados no time profissional. ?Só que é preciso ter paciência com os jogadores das categorias de base. Quem lembra, sabe que o Zico só estourou para o futebol com 21, 22 anos. Temos aqui no Figueirense o caso do Rafael Coelho. Ele teve uma primeira passagem no profissional e não foi bem-sucedido. Foi emprestado. Quando ele voltou, voltou maduro e despontou. Hoje está no Vasco?, recorda.

Os jogos

O Avaí caiu no grupo H e vai jogar contra o São Paulo, o CSA e o Operário. Os jogos da primeira fase rolam no estádio Alfredo Schiavetto, em Jaguariúna. A primeira partida será amanhã, às 14h, contra o Operário. O Leão volta a campo na quarta-feira, às 16h, contra o CSA. O último jogo desta fase será contra o São Paulo, no sábado, às 14h.

O Figueira caiu no grupo Q, também formado por Desportivo Brasil-SP, Ceará e União Barbarense. Os jogos desse grupo rolam no estádio Julien Fouque, em Porto Feliz. O Furacão começa a busca pelo bi no domingo, às 16h, contra o União Barbarense. Ainda na primeira fase joga na quarta-feira, às 16h, contra o Ceará, e no sábado, no mesmo horário, contra o Desportivo Brasil.

  •  

Deixe uma Resposta