• Postado por Tiago

A edição 2009 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade – vai avaliar o desempenho de alunos de 15 áreas de graduação e de sete cursos tecnológicos. As instituições devem inscrever os alunos participantes até 31 de agosto. As provas serão aplicadas em 8 de novembro. A participação no Enade é obrigatória. Criado em 2004 para substituir o antigo Provão, o objetivo do exame é avaliar a qualidade dos cursos de graduação das instituições públicas e privadas de ensino superior.

O aluno que não comparecer ao exame fica sem diploma ao final do curso. A partir deste ano, a prova não será aplicada a uma amostra de estudantes, mas a todos os ingressantes e concluintes das áreas avaliadas. Antes o Enade só era obrigatório para alguns alunos selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep. A lista dos municípios em que as provas devem ser aplicadas está disponível no saite do instituto.

São considerados alunos do final do primeiro ano do curso aqueles que até 31 de agosto tiverem concluído de 7% a 22% da carga horária. Já os estudantes considerados concluintes são aqueles que até a mesma data tiverem concluído pelo menos 80% da graduação ou tenham condições de concluir o curso no ano letivo de 2009. De acordo com o cronograma do Ministério da Educação – MEC, a lista dos estudantes selecionados para o Enade será divulgada em 10 de setembro. Os cursos superiores que serão avaliados em 2009 são administração, arquivologia, biblioteconomia, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, estatística, música, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, teatro e turismo. Já os cursos de tecnologia que participam do exame neste ano são design de moda, gastronomia, gestão de recursos humanos, gestão de turismo, gestão financeira, marketing e processos gerenciais.

  •  

Deixe uma Resposta