• Postado por Tiago

Um professor Pardal brazuca inventou um produto que deve acabar com o problema do óleo usado. O Endurecedor de Óleo Ecológico tem meta ainda mais significativa: proteger o meio ambiente de degradação maior. Com essa preocupação, o comerciante autônomo Emerson Antonio Kumabe, estabelecido na cidade paulista de Votorantim, inventou o produto logo no início do ano.

O invento – produto derivado da mamona (por isso natural) – é apresentado em flocos amarelados que, ao serem adicionados ao óleo quente, o solidificam, deixando a mistura na consistência de gelatina. “Depois de frio, o óleo sólido pode ser jogado tranquilamente no lixo”, diz Kumabe.

Segundo Kumabe, a ideia surgiu da necessidade de um local adequado de descarte do óleo usado, sem prejuízo à natureza: “Vi que as pessoas estavam acumulando óleo em frascos, sem encontrar quem os aceitasse para reciclagem”. “Qualquer um pode usar o produto, desde que nas quantidades certas: a cada 600 ml de óleo usado, aquecido em ponto de fritura, devem-se adicionar 20 gramas de flocos e dissolvê-los completamente”.

O Endurecedor de Óleo Ecológico é inédito no Brasil, onde está patenteado. Para sua industrialização e comercialização, Kumabe tem grandes expectativas, principalmente no caso de empresas do ramo de higiene e limpeza: “Eu venderia a ideia para a fabricação em série de um produto que serviria amplamente ao uso doméstico e comercial”.

Serviço:  Os empresários interessados em produzir o invento ou comprar a ideia podem entrar em contato com a Associação Nacional dos Inventores pelo telefone (11) 3873 3211.

  •  

Deixe uma Resposta