• Postado por Tiago

O povo coloca a nojeirada na lixeira certa e o garis enfiam lixo orgânico e reciclável no mesmo saco

GERAL-10-ABRE-g---gari-2 GERAL-10-ABRE-g---gari

Gari coloca a nojeira das duas lixeiras no mesmo saco

Parece pegadinha do Sílvio Santos. O cidadão pega o lixo, escolhe cuidadosamente em que lixeira colocar a nojeira pra não misturar materiais recicláveis dos orgânicos e sai com a consciência tranquila, crente que tá dando aquela mãozinha pro meio ambiente. Logo em seguida aparece uma gari, pega os dois lixeiros, com o lixo reciclável e o orgânico, joga tudo misturado numa lata só e leva pro caminhão do lixo.

Isso é o que acontece em Itajaí sempre que o pessoal da Engepasa esvazia as lixeiras do centro da cidade. Pra piorar, tanto a empresa quanto a secretaria de Obras reconhecem que o mesmo problema acontece na coleta do lixo nas demais ruas da cidade, onde o caminhão passa e junta tudo sem a ajudinha dos garis.

O secretário de Obras, Tarcízio Zanelato, admite que já recebeu várias denúncias sobre a mistura dos lixos, mas que fica difícil comprovar que a Engepasa não está fazendo o trampo direitinho. ?Coloquei um cara uma semana atrás do caminhão e não consegui obter provas. Teria que fazer um esquema fotográfico para comprovar a mistura dos lixos?, disse o secretário.

Zanelato explica que, se o perrengue for comprovado, a Engepasa será notificada. ?Abriremos processo administrativo para saber por que isso está acontecendo. Mesmo assim, nesse caso, não há a possibilidade do cancelamento do contrato de concessão da empresa?, completa o bagrão.

O gerente regional da Engepasa, Marco Antônio D´avila, diz que não tem como misturar os lixos no centro da cidade, pois as coletas dos materiais reciclável e orgânico são feitas em horários diferentes. ?A coleta do reciclável é feita de dia e do orgânico é feita na noite, não tem como misturar?, afirma.

O bagrão da Engepasa explica que, nas ruas do centro em que o caminhão do lixo não passa, os garis juntam a nojeirada das lixeiras, colocam numa caminhonete e levam pra cooperativa de reciclagem ou pro caminhão do lixo, dependendo do tipo de material.

  •  

Deixe uma Resposta