• Postado por Tiago

INTERNA_12_-cadela-morta-envenenada_arquivo

Malinos usam chumbinho pra envenenar os cadelinhos

O veterinário Sérgio Venício Piroli Wawginiak, que tem uma clínica no Dom Bosco, disse que as mortes de animais por envenenamento são mais comuns do que se imagina. ?Tem semana que eu atendo até três casos de cachorros que comeram veneno?, afirma.

A maioria dos cachorrinhos que são assassinados cai na armadilha dos venenos pra ratos. O chumbinho, à base de estricnina, é o mais popular e perigoso por ser solúvel em água e facilmente absorvido pela pele. ?É bem difícil um animal que ingeriu estricnina sobreviver. A gente chega a interná-lo, mas as chances de vida são pequenas porque a ação desse veneno é muito rápida?, explica.

O dotô disse que os principais sintomas da ingestão de chumbinho são salivação, tremor, lacrimação, vômito, pupilas dilatadas e respiração ofegante. ?Quem possui um cachorro ou gato, tem que tomar o máximo de cuidado não só com os vizinhos, mas dentro da própria casa. Muita gente coloca o veneno pra matar os ratos e acaba matando o animal de estimação?, aleta o veterinário.

O envenenamento é crime previsto em lei federal. A pena prevista ao autor é prisão de até um ano e multa.

  •  

Deixe uma Resposta