• Postado por Tiago

Se na década de 1960, na visão do premiado cineasta Glauber Rocha, um bom filme podia ser feito apenas com uma ideia na cabeça e uma câmera na mão, um projeto catarinense usa a criatividade para levar a linguagem do cinema até a população, adaptando espaços urbanos em Florianópolis.  Nesta quarta-feira, 15, às 19h, o projeto Cinema nas Comunidades vai usar como cenário a escadaria da rua Pedro Soares, que dá acesso ao Teatro da União Beneficente Recreativa Operária (UBRO).  A programação integra as comemorações dos 22 anos da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC).

Ao todo serão realizadas cinco exibições gratuitas em locais públicos como praças, praias, escadarias e ruas, nas regiões Norte, Sul, Leste, Centro e Continente, em Florianópolis.  A iniciativa tem como objetivo viabilizar o acesso gratuito a produções cinematográficas brasileiras para pessoas que normalmente não utilizam o cinema como canal de informação.  A promoção é resultado de uma parceria entre a Prefeitura da Capital, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), com a Programadora Brasil, Cinemateca Catarinense e a Casa de Cinema de Porto Alegre.

A agenda inclui a apresentação do curta-metragem de ficção A Origem dos Bebês Segundo Kiki Cavalcanti, uma comédia de costumes dirigida por Ana Muylaert, que retrata as confusões que as crianças fazem a respeito da vida sexual dos adultos.  Em seguida será apresentado o longa-metragem Saneamento Básico, o Filme, comédia com direção de Jorge Furtado que aborda a mobilização de uma comunidade por obras de saneamento básico, e que inspiram a realização de um vídeo de ficção científica.

Calendário das Apresentações – Projeto Cinema nas Comunidades

Quarta-feira (15)
19h – Cinema nas Comunidades (Centro)
Local: Escadaria do Teatro da UBRO – rua Pedro Soares nº 15 – Centro (Fundos do Colégio Coração de Jesus)
OBS: em caso de chuva será realizado dentro do teatro
Quarta-feira (22)
19h – Cinema nas Comunidades (Continente)
Local: Praça Anízio da Silveira Machado – Estreito – Em frente ao Ginásio Carlos Alberto Campos
OBS: em caso de chuva será realizado no auditório da Biblioteca Barreiros Filho, rua João Evangelista da Costa, 1160 – Bairro de Fátima
Sábado (25)
20h30 – Cinema nas Comunidades (Sul)
Local: na rua, em frente à Igrejinha da Armação do Pântano do Sul
OBS: Em caso de chuva será realizado no salão paroquial da igreja
Quinta-feira (30)
19h – Cinema nas Comunidades (Norte)
Local: Rodovia Vereador Onildo Lemos – Ingleses Perto da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, próximo ao mar OBS: Em caso de chuva será realizado na Escola Básica Gentil Mathias da Silva, na Av. Dom João Becker, 988 – Ingleses
Domingo (2)
19h – Cinema nas Comunidades (Leste)
Local: Praça Bento Silvério – Lagoa da Conceição
OBS: Em caso de chuva será realizado na Casa das Máquinas, na rua Henrique Veras s/n (ao lado do Casarão da Lagoa)

  •  

Deixe uma Resposta