• Postado por Tiago

colocacao-da-primeira-estaca-tubular-no-porto-de-itajai-(9)

Primeira estaca vai demorar dois dias pra ficar nos trinques

Começou a ser cravada ontem a primeira estaca de sustentação que vai guentar os berços do porto de Itajaí que foram destruídos pela enchente de novembro passado. A recuperação começou pelo berço 1 do porto e a previsão é de que tudo esteja prontinho em abril de 2010.

As estacas que começaram a ser colocadas ontem foram as tubulares, que darão sustentação aos berços. Antes disso, o consórcio TSCC, que realiza as obras, tinha começado a colocar somente as estacas-pranchas e aguardava a chegada deste material pra continuar a obra.

O engenheiro-chefe do TSCC, Paulo Muller, afirma que esta primeira estaca deve demorar pouco mais de um dia pra ser totalmente cravada porque a equipe estará avaliando o comportamento do solo. Depois deste teste, deverão ser colocadas cerca de seis estacas por dia.

Muller explica que até o final da obra serão usadas de 700 a 800 estacas tubulares que chegarão a Itajaí no decorrer dos trabalhos porque é um material muito grande e não haveria local para armazená-las. Os trambolhos vêm de caminhão de Vitória, capital do Espírito Santo.

A respeito da lerdeza pro começo das obras, Muller afirmou que não tem nada fora do prazo e que a previsão pra conclusão dos dois berços continua sendo abril de 2010, se o tempo ajudar. A maré também pode interferir no trampo da peãozada. A única dificuldade enfrentada, segundo o mandachuva, foi na aquisição de alguns equipamentos que, por causa da crise econômica mundial, tavam em falta no mercado e o consórcio teve que encomendar. Até uma máquina pra retirada de escombros entrou na lista de perrengues.

De acordo com o cronograma apresentado pela secretaria Especial dos Portos (SEP), o estaqueamento segue até o dia 5 de fevereiro. Já a concretagem deve começar ainda neste mês e terminar em março do ano que vem. Os dois berços devem estar prontinhos no dia 3 de abril, mas a desmontagem dos canteiros de obras e a limpeza da área pra deixar o porto com força total novamente será realizada de 1º a 20 de abril.

  •  

Deixe uma Resposta