• Postado por Tiago

INTERNA_13_abre-direita_escola-Neusa-Maria-Rebello-Vieira_foto-luz-clarita

É a segunda vez que a comunidade denuncia a escola de Navega

Aluna da escola municipal Neusa Maria Rebello Vieira, que fica no centro de Navega, reclama que não suporta mais o cheiro da fumaça do cigarro dos professores e funcionários. Diz que eles acendem o roliúde dentro da própria escola e vão andando até os fundos, pra sair do colégio, espalhando a fumaça que entra pelas janelas das salas. Além disso, a aluna diz que não guenta mais o bafão que alguns profes soltam durante as aulas. ?Conversei com meus pais e estamos atrás de vaga em outra escola. E isso me deixa triste?, diz a estudante.

No final de abril, o DIARINHO publicou na coluna Quer saber? a reclamação da mãe de outra aluna. Janaína Oliveira Dutra perguntava qual a medida que a prefa tomava para fiscalizar a lei que impede o uso de cigarro nas escolas.

Fizeram reunião com os fumantes

A secretária da escola, Fernanda Sandoval Barlow, explica que na época a secretaria de educação fez uma reunião na escola e a direção também conversou em particular com os professores fumantes. Fernanda diz ainda que a comunidade nunca reclamou diretamente e a direção só fica sabendo das queixas através do DIARINHO. A secretária garante que os professores fumam fora do colégio e que a direção conversará novamente com os funcionários para verificar o que tá acontecendo.

Nerozilda Pinheiro Ferreira, diretora administrativa da secretaria de educação, diz que no início do ano houve uma conversa com todos os professores municipais. A diretora garantiu que a escola será fiscalizada novamente.

O prefeito Bob Carlos (PSDB) disse ao DIARINHO que desconhecia a reclamação e prometeu bizolhar a situação.

Os males da fumaça

O médico Jorge Luiz Zimmermmann, especialista em pneumologia e professor da Univali, explica que o cigarro pode desencadear crises de doenças respiratórias na criançada, como rinite e asma. Além disso, pessoas que já têm algum tipo de doença respiratória ficam expostas mais facilmente a infecções quando inalam fumaça de cigarro.

  •  

Deixe uma Resposta