• Postado por Tiago

INTERNA-CANTO-PAG-14---s---wct-Jano-Belo1---Daniels-Morigo

O paraibano Jano Belo venceu a grande final do WQS na Brava, ano passado

A falta de grana pro esporte peixeiro afastou mais uma baita competição de Itajaí. E desta vez foi uma de nível internacional, o Maresia Surf International, uma das etapas brasileiras do WQS que é de nível seis estrelas e que terá distribuição de 145 mil dólares em prêmios, além dos 2500 pontos no ranking sul-americano e na segunda divisão no mundial, que classifica 15 surfistas pra elite do esporte.

A competição será na praia Mole, em Floripa, e não esta não foi a primeira grande disputa que a city peixeira perdeu por falta de apoio. Outro exemplo recente foi o Mundial de Jet Ski, que saiu de Itajaí e foi disputado na vizinha Penha.

Juliano Gleison, presidente da Associação de Surfe Praias de Itajaí (ASPI), explica que o que pegou mesmo foi a falta de grana. ?Precisaríamos do auxílio da prefeitura, algo em torno de 50 a 80 mil reais, mas não conseguimos e infelizmente a etapa não será este ano na praia Brava?, conta Juliano.

Das grandes

O Maresia Surf International rola, de 7 a 12 de julho, pouco depois do Hang Loose Santa Catarina Pro, elite do surfe mundial, que pela primeira vez será no meio do ano, época considerada pelos surfistas a melhor pra entrada de grandes ondas na praia da Vila, em Imbituba. O prazo pra competição começa em 27 de junho e vai até 5 de julho.

Depois, virão as duas provas seguidas do ASP South America Surf Series 2009, circuito que decide o campeão sul-americano da temporada, e o primeiro desafio será na praia Mole. De Santa Catarina, a surfistada phodona parte pras poderosas esquerdas da praia de Itaúna, palco da primeira edição do Rip Curl apresenta Coca-Cola Saquarema Pro, de 14 a 19 de julho, na região dos lagos, no Rio de Janeiro.

De mudança

A marca Maresia já fez sua etapa do WQS na praia Mole entre 1998 e 2000. A primeira foi vencida pelo australiano, já aposentado, Jake Paterson. O catarinense Neco Padaratz ganhou a segunda e outro australiano Trent Munro venceu a última. Só em 2007 ela voltou ao calendário com o Maresia Surf International, na praia Brava de Itajaí. O paulista Adriano de Souza foi o primeiro campeão e no ano passado foi a vez do paraibano Jano Belo comemorar o seu primeiro título no circuito mundial, que ele vai agora defender na capital manezinha.

  •  

Deixe uma Resposta