• Postado por Tiago

O laboratório central de Saúde Pública (Lacen) irá investir meio milhão de reales pra adequar suas instalações na capital pra realizar o exame que detecta a gripe suína. A administração do Lacen espera iniciar este trabalho em 30 dias e agilizar o diagnóstico em até 48 horas. A grana também servirá pra comprar equipamentos e insumos pra identificar a peste.

De acordo com o administrador do Lacen, João Daniel, o Ministério da Saúde concordou com a realização dos exames na Santa & Bela. O mesmo aval já foi dado ao Rio Grande do Sul e Paraná. “Hoje os exames de todo o estado primeiro são encaminhados para Florianópolis para depois irem para o Rio de Janeiro, para a Fiocruz. Os resultados têm demorado duas semanas para ficar prontos”, explica.

Técnicos do Lacen catarinense vão pro Rio de Janeiro na semana que vem. Passarão por treinamento na Fiocruz pra aprender direitinho como isolar o vírus e analisar as amostras. O último boletim divulgado pela secretaria estadual de Saúde confirma a morte de três pessoas pela gripe suína na Santa & Bela.

  •  

Deixe uma Resposta