• Postado por Tiago

Mais de 90% dos bares, bate-coxas, restaurantes e igrejas da Maravilha do Atlântico não têm ventilação suficiente pra deixar a gripe porca do lado de fora. O número, que é de deixar o povão de cabelo em pé, foi divulgado depois de uma bizolhada dos barnabés da vigilância sanitária nos locais onde circula muita gente. Dos 62 estabelecimentos visitados, só seis tavam bem arejados, como manda a lei.

O mandachuva da vigilância, Gilberto Pereira da Silva Júnior, disse que a legislação válida pra todo o Brasil manda que os locais tenham um mínimo de 20% da área total pra que o ar possa circular. No Balneário, alguns estabelecimentos chegam a ter só 5% de ventilação, um prato cheio pro vírus porcalhão.

Alguns casos mais graves foram registrados em igrejas montadas em galpões, que nem com muita bênção vão conseguir se livrar da ameaça da nova gripe por conta da falta de ventilação. Nos bate-coxas, o problema é o isolamento acústico. “Em algumas boates, por causa da acústica, não tem como respeitar os 20%. Mas tem que ter ar condicionado pra garantir a ventilação”, comentou Gilberto.

Pra ele, o levantamento foi importante não só pra combater o avanço do vírus porcalhão, mas também pra mudar as atitudes dos abobrões na hora de liberar o funcionamento das biroscas. “Nunca tínhamos feito essa análise, que vai influenciar no planejamento, na saúde e na liberação de Habite-se”, comentou.

Os dados foram entregues à comissão técnica da gripe porca, que deve analisar a situação de cada local pra dizer o que vai ser feito. “Vamos ver caso a caso, porque é preciso ter bom senso”, disse o chefão da assessoria de imprensa da prefa, Rafael Weiss.

MP tá de zóio

Em alguns dias, as informações coletadas terão que ser repassadas ao ministério público. O promotor Rosan da Rocha, que cuida da moralidade administrativa no Balneário, pediu que a barnabezada dê uma bizolhada cuidadosa em todos os botecos da city pra saber se têm ventilação adequada.

A prefa tem 10 dias pra dar conta do serviço e entregar o relatório ao dotô. Ele já adiantou que quem estiver irregular poderá ter as portas lacradas.

  •  

Deixe uma Resposta