• Postado por Tiago

matriculas-colegio.jpg-(2)

Pequerruchos que já têm vagas tão fazendo rematrícula

A secretária de Educação de Itajaí, Maria Heidemann, admitiu ontem que muitas crianças da cidade vão ficar fora das creches em 2010. Isto porque faltam aproximadamente três mil vagas pros pequerruchos. A Educação tá tentando alugar seis casas e abrir pelo menos 1,5 mil novas vagas até o final do ano que vem.

Dos 17 bairros de Itajaí, seis foram apontados pela secretária como os que mais sofrem com a falta de vagas: Cordeiros, São Vicente, São João, Cidade Nova, Fazenda e Espinheiros. Hoje a faixa etária que mais sofre com a falta de vagas é a dos quatro aos seis anos, responsável por mais de 60% de ocupação nas creches atualmente.

Pra tentar correr atrás do prejuízo, a prefa já tá com a documentação de três casas pra alugar em andamento e outras três estão sendo estudadas. Maria Heidemann disse que até o final de 2010 o município pretende abrir 1,5 mil vagas. Até lá, a secretaria tá se virando pra tentar amenizar o problema.

Foi criado um conselho, formado por pais, coordenadores de creches e professores, que vai definir quais as crianças que têm mais necessidade para entrar nas novas vagas ou no lugar daquelas que forem abertas por crianças que desistirem da rematrícula. ?As crianças que são atendidas pelo Bolsa Família e Cartão da Criança (dirigido para crianças subnutridas) terão prioridade e a partir disso o conselho vai definir os critérios de acordo com a realidade de cada bairro?, afirmou.

A prefa tem ainda projetos para construção de cinco unidades que aguardam a liberação de recursos do fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O projeto tá em Brasília e a abobrona disse que tá fazendo todos os esforços possíveis pra agilizar a liberação do dindim.

De olho nas datas de matrícula

As rematrículas nas creches seguem até o dia 10, no horário comercial, na secretaria de cada unidade. Pro ensino fundamental, as rematrículas terminam dia 17 e também são feitas na escola.

Para os alunos novos, as matrículas nas creches e escolas vão de 23 de novembro até 15 de dezembro. Os documentos necessários são: cópia da certidão de nascimento, cópia da carteira de vacinação atualizada, cópia do talão do IPTU ou fatura de água, atestado de frequência, quando o aluno estiver sendo transferido, e histórico escolar.

?As crianças que são atendidas pelo Bolsa Família e Cartão da Criança terão prioridade e a partir disso o conselho vai definir os critérios de acordo com a realidade de cada bairro?

Maria Heidmann, secretária de Educação

  •  

Deixe uma Resposta