• Postado por Tiago

GERAL-8-dragagem-lagoa-picarras---foto-Felipe-VT-00

Areia tá na beiradinha do rio

A fundação do Meio Ambiente (Fatma) barrou na manhã de ontem a obra que tava rolando na lagoa Quinca Ludo, que fica na entrada da city de Penha, do ladinho do rio Piçarras. A prefa tava desassoreando a lagoa pra evitar alagamentos na região do bairro Praia Alegre, mas a areia da dragagem tava sendo jogada numa área que não tava de acordo com o projeto apresentado à Fatma, às margens do rio Piçarras. A prefa deveria ter dado explicações ainda durante a tarde, mas só vai pintar no órgão, que fica em Itajaí, nesta manhã.

Um morador vizinho da lago, que não quis se identificar, ficou indignado quando viu que a areia retirada do fundo da lagoa foi colocada nas margens do rio Piçarras. O gerente regional da Fatma, Gabriel Santos Souza, recebeu a denúncia e flagrou a irregularidade. Conforme o projeto apresentado pela prefa da Penha, a areia deveria ser despejada num terreno que fica do ladinho da avenida Nereu Ramos e não ali quase dentro do rio.

Por conta disso, os fiscais da Fatma canetearam a prefa e suspenderam as atividades da draga da empresa Balt. Agora, o gerente regional da Fatma espera uma explicação da prefa. Se a areia continuar sendo despejada no local, a obra será embargada e a prefa levará uma multa.

Defesa civil é responsável

Segundo o comandante dos bombeiros voluntários da Penha e coordenador da defesa civil da city, Jhonny Coelho, a obra da lagoa é financiada pela defesa civil estadual e vai servir para diminuir os alagamentos da região. A ideia é que, com a lagoa mais funda, a água de chuvarada possa escoar para o local sem alagar as ruas mais próximas.

O bombeiro confirmou que a execução da obra não tava de acordo com o apresentado à Fatma no projeto. ?Quando começamos a obra, vimos que a areia seria despejada bem em frente a um restaurante. A areia poderia vir com um mau cheiro e resolvemos mudar o local. Mas vamos apresentar um relatório à Fatma, explicando todos os detalhes, e acredito que eles vão autorizar a mudança. A areia que está na rua não vai cair no rio, porque tem um macadame segurando?, afirma o vermelhinho. O pessoal da defesa civil vai pintar hoje na Fatma. A dragagem deve ficar parada pelo menos por dois dias.

  •  

Deixe uma Resposta