• Postado por Tiago

INTERNA_21_abre-esquerda_--Ribeirão-da-Caetana_foto-menina-superpoderosa-(8)

O esgotão fica a céu aberto e nunca é limpo pela prefa

O esgoto que corre no ribeirão da Caetana, que fica na rua Zózimo José Peixoto, centro de Itajaí, tá até parecendo petróleo de tão preto. Os moradores que há anos vivem encostadinhos no ribeirão garantem que a situação nunca esteve tão crítica. ?Se eles limpassem isso aqui, se tirassem a lama que fica no fundo do esgoto, até ficaria melhor. Só que já faz mais de um ano que o ribeirão não é limpo?, disse a dona-de-casa Salete Francisco dos Santos, 58 anos.

Fato confirmado por dona Helga Geiseler, 80. A aposentada, que mora ao lado do esgoto a céu aberto há cerca de 50 anos, faz questão de dizer que está com todos os seus impostos em dia. Por isso, não aceita conviver com o incômodo do ribeirão da Caetana. ?O cheiro é horrível e fica insuportável no verão. Além disso, ratos, baratas, pernilongos e até morcegos aparecem ali pelos canos do ribeirão?, relata.

A catinga do esgoto tá pior do que sovaco de gambá. O fedor de podre atinge até as salas fechadas, onde o ar condicionado fica ligado o dia inteiro. A secretária Júlia Graziele Sarda de Borba, 28, trabalha em frente ao ribeirão e sofre com a imundiça de deixar qualquer um tonto. ?O cheiro de esgoto é bem forte e incomoda bastante mesmo?, reclama Júlia.

O ribeirão da Caetana fica coladinho no Angeloni. Só um portão separa o supermercado do esgoto. Os moradores dizem que na época em que o empreendimento tava sendo construído, os chefões do Angeloni até queriam fechar o ribeirão, mas a prefa não teria deixado.

Ar puro só em setembro

Tarcísio Zanelatto, secretário de obras de Itajaí, disse ao DIARINHO que tá sabendo do problema e afirmou que até setembro tá tudo resolvido. ?Nós temos um cronograma de limpeza dos ribeirões. Já passamos pela Ressacada, Murta e Cidade Nova. No mês que vem chegamos até a região do centro?, informou.

Zanelatto relatou que, ao todo, 60 mil metros de ribeirão a céu aberto já foram limpos. Duas escavadeiras são responsáveis pelo trampo.

  •  

Deixe uma Resposta