• 03 ago 2009
  • Postado por Tiago

“A direita hondurenha está tentando ganhar tempo, até que se encerre o mandato de Zelaya. Caso consigam realizar esse objetivo, terão vencido. E as direitas guatemalteca, salvadorenha e nicaraguense estão assistindo a tudo, ansiosas por promover golpes contra os governos de seus países”, Immanuel Wallerstein, pesquisador sênior da Universidade Yale, no jornal Folha de S. Paulo [16/07/2009]

ALTERNATIVAS I

Hoje, às 10h, no plenário da Câmara de Vereadores de Itajaí, haverá uma reunião encabeçada pela senadora Ideli Salvatti (PT) para tratar da situação do porto de Itajaí. A senadora convidou autoridades políticas, lideranças sindicais e empresários ligados ao setor portuário. O objetivo é discutir alternativas para o porto, que apesar de ter dois berços em plenas condições de funcionamento, vive ocioso, enquanto o cais de Navegantes está quase sempre ocupado…

ALTERNATIVAS II

Ideli Salvatti ligou pessoalmente ao prefeito Jandir Bellini (PP) para convidá-lo, mas o mesmo teria dito que não vai poder participar porque hoje pela manhã estaria em viagem para tratar do porto com membros do TCU – Jandir alimenta esperança de que o TCU autorize um aditivo de 48% do valor da obra. Sem o prefeito, a prefeitura deve mandar representante ao encontro no legislativo itajaiense. A reunião é aberta ao público e será promovida no plenário da Câmara.

ALTERNATIVAS III

Ideli não faz favor nenhum. Não é mais que sua obrigação como senadora eleita para representar o Estado e defender os interesses catarinenses. É de se esperar que a coisa ganhe novo ritmo, uma vez que como líder do governo no Congresso Nacional, Ideli é a voz política de Santa Catarina mais próxima do presidente Lula e da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. E os outros dois senadores catarinenses, Raimundo Colombo (DEM) e Neuto de Conto (PMDB)? Sabem que existe um porto em Itajaí?

POR QUÊ?

Independente da reconstrução dos dois berços danificados, o porto de Itajaí conta outros dois berços em perfeitas condições e nada os impede de receber navios, tanto que vez ou outra os recebem. Então, por que estes berços estão quase sempre vazios, ociosos, enquanto se vê o porto de Navegantes com navios atracados dia e noite, raramente vazio? Seria ineficiência na busca de novas linhas? Não dá para colocar a culpa disto no governo federal, na burocracia, no TCU…

MIGRAÇÃO

O próprio diretor de Integração Portuária do porto de Itajaí, Saul Airoso, disse na reunião do Conselho da Autoridade Portuária (CAP) de 15 de maio que “há uma migração de cargas para Portonave”. Saul, embora diretor do porto, participa do CAP como representante dos trabalhadores avulsos, pois também é presidente do sindicato da categoria. A insatisfação dos trabalhadores portuários de Itajaí com esta situação cresce a cada dia.

QUEBRA-CABEÇA I

A empresa Triunfo Participações e Investimentos (TPI) é proprietária de 50% da Portonave, dona do porto de Navegantes. Por sua vez, a Triunfo Participações e Investimentos é uma empresa criada em 1999 pela tradicional Construtora Triunfo. Em 2006, após reestruturação societária, a TPI passou a ser controlada pela Triunfo Holding de Participações, sendo gerida separadamente de sua mãe, a Construtora Triunfo. Mas os donos seguem sendo os mesmos.

QUEBRA-CABEÇA II

Assim sendo, pode-se dizer que Triunfo Participações e Investimentos, Construtora Triunfo e Portonave são uma coisa só, do ponto de vista de proprietários. A Construtora Triunfo faz parte do consórcio que venceu a licitação do governo federal para reconstruir o porto de Itajaí. Logo, montando o quebra-cabeça da árvore genealógica da Portonave, é possível concluir, grosso modo, que quem está reconstruindo o porto de Itajaí é a… Portonave!

EM BAIXA

O PP anda em baixa no governo federal. Segundo o jornal ‘O Globo’, o presidente Lula está irritado com o ministro das Cidades, o pepista Márcio Fortes, devido à lentidão em algumas obras. “E o ministro Márcio Fortes tem que fazer verdadeiros contorcionismos para dar explicações. ‘Vem cá, da outra vez que fizemos reunião estava igualzinho’, cobra Lula”, revela o jornal carioca. O mesmo deveria dizer Lula ao Secretário Especial dos Portos, Pedro Brito (PSB), sobre o porto de Itajaí.

LEI DA ADOÇÃO I

O presidente Lula sanciona hoje a Lei Cléber Matos, que trata da adoção no Brasil. A solenidade, em Brasília, contará com a presença do deputado federal catarinense João Matos (PMDB), autor do projeto, além de entidades ligadas à adoção e juízes da vara da infância e juventude. “Esta lei vai servir para construirmos uma nova cultura da adoção no país, atendendo milhares de crianças brasileiras que não encontraram ainda uma família substituta”, comemora o deputado.

LEI DA ADOÇÃO II

A escolha do nome que batiza a lei é uma homenagem ao filho adotivo de João Matos, Valdinei Cleber Felipe, falecido em 2001, aos 15 anos, com um tumor no cérebro. Aos oito anos, sofreu um acidente de trânsito, que resultou num tumor benigno na coluna cervical. A partir do falecimento do menino, o deputado passou a estudar a adoção no Brasil. “Cléber serviu-me de inspiração para este trabalho. Eu o considero o anjo de guarda da adoção no Brasil”, afirma João Matos.

PALESTRA

O deputado federal Antônio Palocci (PT-SP), ex-ministro da Fazenda, estará em Blumenau na próxima quinta-feira, para falar sobre “Reforma Tributária e Geração de Emprego”, em palestra às 19 horas, no Hotel Himmelblau. O projeto de Reforma Tributária (PEC 31/07 e apensadas), em tramitação na Câmara dos Deputados, deve ser prioridade de votação na Câmara dos Deputados neste segundo semestre. O governo pretende levar à votação ainda em agosto.

LOROTA

A coluna lança uma enquete: Qual foi a maior lorota dita em Itajaí nos últimos tempos:

Remédios serão entregues em casa (promessa da candidatura Jandir/Dalva na campanha eleitoral de 2008)

Porto de Itajaí estará totalmente recuperado até agosto (promessa do ministro dos Portos, Pedro Brito, em fevereiro)

  •  

Deixe uma Resposta