• 22 nov 2009
  • Postado por Tiago

Encontro do PMDB colocou o governador Roberto Requião como presidenciável

COLETIVA I

O prefeito Jandir Bellini (PP) e o presidente da Câmara, Luiz Carlos Pissetti (DEM), continuam não falando a mesma língua. Na tal coletiva de imprensa, que na verdade foi coletiva de cargos comissionados, quinta-feira, Bellini voltou a argumentar que seu governo foi prejudicado pela ?queda de arrecadação?. Pissetti, por mais de uma vez, disse na tribuna da Câmara que não houve queda de arrecadação em Itajaí.

COLETIVA II

De uma forma geral, a tal coletiva foi vista como inútil, uma perda de tempo. E não só aos olhos da oposição. ?Antes de ser uma coletiva de imprensa ou uma tentativa de prestação de contas, o evento pareceu um grande pedido público de desculpas por esses 10 meses de governo?, comentou no seu blog o professor e jornalista Magru Floriano, que até outubro integrou o governo como assessor de imprensa do porto de Itajaí.

COLETIVA III

Talvez a única informação interessante apresentada pelo prefeito na tal coletiva foi o fato de os deputados federais Décio Lima (PT) e João Matos (PMDB) terem entrado em contato para anunciar que foram confirmados os R$ 60 milhões a mais necessários para a execução da obra de dragagem para aprofundar o calado do canal portuário para 14 metros, como informou o DIARINHO na sexta. Ou seja, a boa notícia veio de Brasília…

PESQUISAS INTERNAS

Um levantamento interno do PT de Itajaí aponta Décio Lima, na casa dos 30%, e Níkolas Reis, beirando os 20%, como os preferidos do eleitorado itajaiense para deputado federal. Em terceiro aparece Paulinho Bornhausen (DEM), com cerca de 15%. Por outro lado, pesquisa interna do próprio PSDB mostra que o nome de José Roberto Provesi ainda está bem longe de ser assimilado pelo público.

TEATRO I

No Encontro Nacional do PMDB, sábado, em Curitiba, lideranças descontentes com a aliança com o PT defenderam a candidatura do governador paranaense Roberto Requião à presidência da República. Luiz Henrique, que por conveniência política não quer que o PMDB indique o vice de Dilma Rousseff (PT) e nem lance candidato próprio, foi um verdadeiro ator ao discursar a favor da candidatura de Requião. Nada mais falso.

TEATRO II

Como se sabe, Luiz Henrique quer mesmo é que o PMDB apoie a candidatura de José Serra (PSDB). Não por uma questão partidária, mas por interesse pessoal: se o PMDB lançar candidato a presidente próprio, a tríplice aliança de Santa Catarina provavelmente vai para as cucuias. Quem ganharia com isso é Eduardo Pinho Moreira, que pretende ser candidato a governador e quer mais que a tríplice aliança se exploda.

TEATRO III

Mesmo se Luiz Henrique defendesse de verdade candidatura própria do PMDB, o último nome que ele escolheria seria o do governador do Paraná. Requião, habitual crítico do capitalismo e entusiasta do governo Lula, defende uma ?frente de esquerda? para a sucessão do petista. Está em campo oposto ao de Luiz Henrique, que tem o ex-senador de extrema-direita Jorge Bornhausen (DEM) como principal aliado.

PRÉ-SAL I

A ministra Dilma Rousseff estará hoje em Florianópolis, onde participa do seminário ?O Pré-sal e Santa Catarina?, evento que visa discutir e esclarecer os projetos do governo federal a respeito do novo marco regulatório da exploração de petróleo e a distribuição dos royalties. No dia 27, o evento será realizado em Joinville e no dia 30, das 9h às 13h, no auditório da Univali, em Itajaí.

PRÉ-SAL II

Em Itajaí, o seminário terá a participação do geólogo Guilherme Estrela, diretor de Exploração e Produção da Petrobras. A senadora Ideli Salvatti (PT) deverá ministrar palestra sobre a questão da distribuição dos recursos oriundos da exploração do pré-sal. ?O Brasil deve utilizar os recursos das descobertas de petróleo para o desenvolvimento, o combate à pobreza, a educação?, defende Ideli.

BIEHL X ANGELA

Em entrevista ao programa Café Debate, da rádio 106,7 FM, o prefeito de Balneário Piçarras, Umberto Teixeira (PP), respondendo à pergunta deste colunista, disse que pessoalmente apoia Hugo Biehl para ser o candidato do PP ao governo do estado, mas que a escolha deverá se dar com base nas pesquisas eleitorais. Traduzindo: Angela Amin será a candidata do PP, a se confirmar a informação do prefeito.

SOS COMUNIDADE

O projeto de Monitoramento e Organização Comunitária, responsável pelo SOS Comunidade, convida a população para assistir a apresentação do vídeo com o relato dos trabalhos dos comitês municipais de reconstrução dos danos das enchentes de 2008. A apresentação será na noite de hoje, às 19h, na câmara de Vereadores de Itajaí. ?Inúmeras famílias ainda não retornaram aos seus lares?, informa o convite.

SESSÃO SOLENE

Hoje, às 10h, a câmara dos Deputados realiza sessão solene para relembrar e homenagear as vítimas da tragédia de 22 e 23 de novembro de 2008 em Santa Catarina, que completa um ano. De acordo com o deputado Paulinho Bornhausen (DEM), autor da proposição da sessão solene, o ato também vai homenagear as pessoas de outros estados que ajudaram os catarinenses após aqueles fatídicos dias.

  •  

Deixe uma Resposta