• 21 dez 2009
  • Postado por Tiago

“Não posso colocar os pés em duas canoas: governar interinamente e, ao mesmo tempo, cuidar da minha defesa”, vice-governador Leonel Pavan (PSDB), sobre a possibilidade de não assumir o governo em 5 de janeiro

PAVAN I

Em contato telefônico com o colunista na noite de ontem, o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) afirmou que decidiu adiar sua posse como governador do Estado em reunião com o titular Luiz Henrique (PMDB) durante a tarde. “Coloquei para o governador Luiz Henrique que vou postergar a minha posse”, disse o tucano à coluna.

PAVAN II

“Meu desejo é assumir, há muito tempo venho me preparando para isso, só que neste momento a minha vaidade não pode suplantar as questões do interesse de Santa Catarina”, explicou. Além de LHS, participaram também da reunião os tucanos Vinicius Lummertz e Dalírio Beber. “A reunião durou somente dez minutos”, revelou Pavan.

PAVAN III

Pavan também comentou sobre as manifestações de solidariedade que tem recebido. “Quero agradecer a todos do fundo do coração e dizer que podem confiar. Sempre que vou dar um passo a mais na minha vida, sempre surgem algumas tempestades, mas em todas elas nós conseguimos provar a nossa inocência”, disse o tucano.

PAVAN IV

Como governador tem foro especial e só pode ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Pavan acredita que o fato de não assumir definitivamente em janeiro pode fazer com que o processo seja julgado de forma mais rápida na esfera estadual. “Quero que o processo seja julgado rápido, quero que seja julgado aqui. Se for para Brasília, vai demorar anos”.

SOLIDARIEDADE

O vereador Dão Koeddermann (PSDB) emitiu nota pública de solidariedade a Leonel Pavan – o que poucos tucanos têm feito, registra-se. “Conheço Pavan há 25 anos, desde que militávamos juntos no PDT, e tenho certeza de sua inocência. Os fatos irão provar que estas acusações são infundadas e jamais irão abalar sua caminhada política rumo ao Governo do Estado”, defende o edil de Balneário Camboriú.

DESGRAÇA ALHEIA

Em declarações publicadas aqui no DIARINHO, o prefeito Edson Periquito (PMDB), que tem Pavan como principal desafeto político, afirmou que não vai comentar o caso porque “não vou fazer o que fizeram comigo”. Por outro lado, a coluna de ontem do jornalista Cláudio Prisco, no jornal A Notícia, registra: “Quem esteve recentemente com o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito, garante que o peemedebista mal consegue esconder sua satisfação pelo drama vivido pelo rival tucano”.

PESQUISA

O PSDB catarinense divulgou pesquisa do Instituto Mapa que aponta Angela Amin (PP) na frente, com 27,6% das intenções de voto, seguida por Leonel Pavan (21,4%); Raimundo Colombo (DEM) tem 16,6%, Ideli Salvatti (PT) aparece com 12,6% e Eduardo Pinho Moreira (PMDB) soma 5,5%. A pesquisa foi realizada entre 17 e 21 de novembro, portanto antes de estourar na mídia a Operação Transparência, o indiciamento de Pavan e a denúncia do Ministério Público.

CONTRAPONTO

Enquanto Pavan vive um verdadeiro inferno astral, Ideli Salvatti viaja para a Itália em lua de mel.

DEBATE

Participei na manhã de quinta de um debate/entrevista promovido pelo DIARINHO com o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini (PP), o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Carlos Pissetti (DEM), o reitor da Univali, José Roberto Provesi (PSDB), e a futura presidente da Associação Empresarial de Itajaí, Maria Izabel Pinheiro Sandri. O vereador Pissetti com seu estilo peculiar roubou a cena em vários momentos. E bateu de frente muitas vezes com o prefeito Jandir. Vale a pena esperar até janeiro, quando a entrevista será publicada neste DIARINHO.

MAREJADA I

O secretário de Turismo de Itajaí, Wagner Lúcio de Souza (PSDB), disse à coluna que para ele é uma questão de honra que a Marejada do ano que vem não dê prejuízo aos cofres públicos novamente. “Não precisa dar lucro, mas não vai dar prejuízo. É uma questão pessoal”, afirmou o tucano, que em 2010 não quer ver o Zé Brodinho de novo por lá para mostrar o “buraco” nas contas da festa.

MAREJADA II

Wagner pretende ampliar o conceito da Marejada e não limitá-la a uma festa, mas transformá-la também em um evento de fomento das relações comerciais entre Brasil e Portugal. Ele sonha alto e vai tentar trazer para Itajaí em outubro o presidente Lula e o presidente luso, Aníbal Cavaco Silva. E já teria acertado a presença da RTP, principal rede de rádio e TV de Portugal e com influência também nos demais países de língua portuguesa, para cobrir a festa.

NA MÍDIA I

Tem-se percebido claramente uma mudança de estratégia de comunicação na prefeitura de Itajaí quanto à exposição midiática do prefeito Jandir Bellini. De janeiro a outubro, Jandir permaneceu praticamente escondido, encastelado, com aparição mínima na mídia local. Tal clausura provocou até boatos sobre seu estado de saúde.

NA MÍDIA II

Nas últimas semanas, porém, o prefeito tem aparecido em público em frequentes ocasiões e atendido a imprensa em uma série de entrevistas aos mais diferentes meios. Tem sido figurinha carimbada nos jornais, nas rádios e na televisão. Só na semana passada, participou do debate no DIARINHO e foi entrevistado no programa ‘Café Debate’, da Rádio 106.7 FM, na sexta-feira.

MANIFESTAÇÃO

Não deverá ocorrer a manifestação proposta pelo prefeito de Navegantes, Roberto Carlos (PSDB), em Florianópolis, prevista inicialmente para amanhã. Às vésperas do Natal, não faz sentido um ato deste tipo na capital do Estado. A Assembleia Legislativa, por exemplo, já entrou em recesso.

CRÉDITO

Por erro de diagramação, não saiu o devido crédito do autor da foto do governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) estampada nesta coluna na semana passada. A foto é de André Pinheiro.

FELIZ NATAL

O colunista deseja um Feliz Natal a todos os leitores e suas famílias que acompanham este espaço e o blog – http://fernandoalecio.wordpress.com/ –, desejando muita paz e saúde! Aproveito para agradecer os elogios e as críticas construtivas recebidas ao longo do ano bem como pedir desculpas caso alguém tenha se sentido ofendido com algum comentário aqui publicado, pois este nunca foi o objetivo.

  •  

Deixe uma Resposta