• 02 jan 2010
  • Postado por Tiago

COLUNA-FERNNADO-ALECIO---ditadura

?O capitalismo promove, em nossa consciência, tamanha inversão de valores, que defeitos qualificados pelo cristianismo de ?pecados capitais? são tidos como virtudes: a avareza, o orgulho, a luxúria, a inveja e a cobiça?. Frei Betto

FÉRIAS I

O primeiro ano de governo dos prefeitos que assumiram no ano passado deve ter sido mesmo estressante. Pelo menos três prefeitos da região devem se afastar do cargo durante alguns dias ou semanas neste início de ano: Jandir Bellini (Itajaí), Edson Renato Dias (Balneário Camboriú) e Luzia Coppi Mathias (Camboriú). Nas três cidades os vice-prefeitos assumirão interinamente a famosa caneta sem tinta.

FÉRIAS II

Como o colega JC já havia antecipado em sua coluna antes de entrar em férias, Jandir deve ficar pelo menos 15 dias ?away?. Dalva Rhenius (DEM) será a segunda mulher a tomar posse como prefeita de Itajaí. A primeira foi Eliane Neves Rebello Adriano, no mandato anterior, então vice de Volnei Morastoni (PT). A novidade pode ser que antes de sair Jandir anuncie a tal reforma administrativa.

PARQUE AQUÁTICO

Circula o boato de que o prefeito Jandir Bellini (PP) teria ficado fulo da vida ao tomar conhecimento de que o pessoal da Fundação Cultural de Itajaí, na segunda-feira, em pleno horário de expediente, teria passado o dia em um parque aquático na cidade de Gaspar. Consultada pela coluna, a assessora especial do prefeito, Maria do Carmo, disse que desconhece o assunto.

TÔ FORA

Dado Cherem nega as especulações divulgadas na imprensa estadual sobre a possibilidade de ser o ?nome natural? do PSDB para compor chapa majoritária para o governo estadual ou mesmo assumir o governo no lugar do vice-governador Leonel Pavan. Dado considera as especulações ?burrice? e ?falta de respeito? com Pavan e se diz ?perplexo? se os boatos partiram de dentro do próprio partido.

MIAMI

Os velhos problemas enfrentados pelos moradores e turistas que visitam Santa Catarina no verão se repetem, apesar dos discursos dos políticos sobre profissionalização do turismo, etc. O deputado Paulinho Bornhausen (DEM) é que está certo: se mandou para Miami (Estados Unidos) para passar a virada de ano bem longe do trânsito caótico, da falta de água e das praias muitas vezes sujas do nosso litoral.

COMISSÃO DA VERDADE I

?O Brasil não pode se acovardar e querer esconder a verdade. Anistia não é amnésia. É preciso conhecer a história para corrigir erros e ressaltar acertos?, declarou Cezar Britto, presidente nacional da OAB, sobre a pressão militar e do ministro da Defesa, Nelson Jobim, contra a criação da Comissão da Verdade, que visa investigar crimes de tortura e desaparecimentos durante o regime militar (1964 a 1985).

COMISSÃO DA VERDADE II

?Um país que se acovarda diante de sua própria história não pode ser levado a sério. O direito à verdade e à memória garantido pela Constituição não pode ser revogado por pressões ocultas ou daqueles que estão comprometidos com o passado que não se quer ver revelado?, acrescentou Britto. Ele disse ainda que ?o povo que não conhece seu passado pode voltar a viver tempos tenebrosos?.

GUARDA CIVIL

Está agendada para o dia 9 de fevereiro, às 19h, no auditório do paço municipal da Vila Operária, audiência pública para apresentação do projeto de lei que cria a guarda civil de Itajaí. ?A proposta é simples, objetiva e necessária: segurança ostensiva permanente, como forma de combater e inibir a violência e o ilícito?, explica o secretário municipal de Segurança, Carlo Ely (PPS).

GAZA I

O cientista político Emir Sader escreveu artigo lembrando o ataque israelense à Faixa de Gaza, há um ano. ?Um ano depois da agressão, os corredores de entrada para Gaza continuam fechados, nada foi reconstruído, caminhões com alimentos e remédios apodrecem no deserto, às portas de Gaza, enquanto todo tipo de doença afeta a população, indefesa?.

GAZA II

?O relator especial da ONU para os territórios palestinos, Richard Falk, conclamou a que todos os países do mundo coloquem em prática sanções econômicas e de outra ordem contra Israel, pelas responsabilidades deste país no massacre e no cerco que mantêm contra Gaza?, registra Sader. Ressalta ainda que o massacre resultou na morte de 1,4 mil palestinos, sendo 439 menores de 16 anos e 127 mulheres.

GAZA III

Sader recorda que as ações militares contra os palestinos sempre contaram com o aval e apoio dos Estados Unidos. ?Israel se tornou um país odioso, racista, agente de um novo holocausto ? segundo as palavras do próprio Jimmy Carter ?, acobertado e armado pela maior potência militar da história, os EUA, que promove a guerra e pretende ser agente de negociações de paz?.

  •  

Deixe uma Resposta