• 27 jan 2010
  • Postado por Tiago

SANEAMENTO BÁSICO 1

Depois de Angela Amin aparecer em Itajaí, hoje é a vez de Esperidião Amin (PP) pintar na região. O ex-governador participa da sessão solene sobre os 25 anos de implantação do sistema de tratamento de esgoto em Balneário Camboriú. Amin, governador na época, será um dos homenageados junto com o ex-prefeito Harold Shulz e outros. Será na câmara de vereadores, às 19h30.

SANEAMENTO BÁSICO 2

Enquanto Santa Catarina é o segundo pior estado no quesito saneamento básico, superando apenas o Piauí, Balneário tem 80% de esgoto coletado e tratado. Certa vez perguntei a Amin porque não investiu mais em saneamento básico ao longo dos oito anos em que foi governador. Respondeu que o governo federal, na época, era proibido pelo FMI de financiar obras deste tipo nos estados.

CÉSAR MAIA

“Problemas com vice-governador levam PSDB e DEM a estarem juntos em torno do senador Colombo-DEM”. A frase foi postada no twitter dia 19, pelo ex-prefeito do Rio de Janeiro, César Maia (DEM), pai do deputado Rodrigo Maia, presidente nacional do DEM. Indicativo de quão foram bem recebidas as denúncias contra o vice-governador Leonel Pavan (PSDB) no seio do ex-PFL?

IRREVERSÍVEL 1

Na plenária estadual do PT, realizada segunda-feira, em São José, ficou decidido que a candidatura da senadora Ideli Salvatti ao governo do estado é “irreversível”, do mesmo modo que a candidatura do deputado federal Cláudio Vignatti ao senado. Sobre coligações, Ideli enfatizou a tendência de alianças com PRB, PR, PDT e PCdoB e disse que “conversas também estão em curso” com o PP e PMDB.

IRREVERSÍVEL 2

O ainda presidente do PT de Itajaí e assessor da senadora Ideli Salvatti, Felipe Damo, comentou que a plenária superou as expectativas do partido. “Eram esperadas cerca de 130 lideranças, mas foram mais de 400 pessoas”, disse à coluna. E confirmou que a possibilidade maior é de coligação com o partido de Jandir Bellini. “A maioria do PT é a favor de aliança com o PP, contra a tríplice aliança”.

IRREVERSÍVEL 3

O fato curioso na plenária do PT foi a presença do prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Macari (PMDB). Ele defendeu de forma veemente a aliança do seu partido com o PT a nível estadual e federal, além de declarar voto em Ideli e Dilma Rousseff. “Não voto em governador da Arena”, disparou o peemedebista sobre a tríplice aliança, para delírio das centenas de petistas presentes.

COISA FEIA

A câmara de Vereadores de Navegantes mudou de presidente, mas permanece com os velhos e nada admiráveis hábitos. Na segunda-feira, a sessão foi realizada às 9h, horário escolhido com o claro propósito de afastar o público. Enquanto do outro lado do rio a câmara de Itajaí dá passos largos no sentido de modernização e participação popular, a de Navegantes faz o caminho oposto.

GAME OVER

O prestígio dispensado pela deputada federal e pré-candidata a governadora, Angela Amin, à vereadora Susi Bellini (PP), ao conceder entrevista coletiva no gabinete da irmã do prefeito Jandir na sexta-feira, à “revelia” da direção municipal do partido, praticamente encerra as dúvidas sobre quem deverá ser o candidato, ou melhor, a candidata do PP a deputado estadual em Itajaí.

DESCASO

O descaso da prefeitura de Camboriú com uma rua no bairro Areias foi parar no Ministério Público. Segundo o Diário Oficial do MP, foi instaurado pelo promotor Victor Emendörfer Filho, no dia 21, o inquérito civil número 06.2010.000165-7, que tem o seguinte objeto: “Vala aberta na Rua Jerusalém. Alaga com chuva. Prefeitura não atende. Tráfego difícil com carro. Diversos buracos na rua”.

PESQUISA

Pesquisa Vox Populi no Rio de Janeiro revela que naquele estado a pré-candidata governista Dilma Rousseff (PT) empata com o governador José Serra (PSDB). Os números indicam queda vertiginosa do tucano, que caiu de 40% para 27%. Dilma, por sua vez, alcançou 26%. A pesquisa mostra ainda Ciro Gomes (PSB) com 15% e Marina Silva (PV) com 9% da preferência do eleitorado fluminense.

BINGOS 1

Em editorial intitulado ‘Fim das Ilusões’, o jornal O Globo, no dia 25, faz reflexões sobre a inconveniência da possível legalização dos bingos. Ressalta que a atividade virou um braço do crime organizado. “São vários os argumentos a favor da legalização do jogo em geral — emprego, recolhimento de impostos, etc. A infiltração do crime na atividade, porém, não aconselha a medida”.

BINGOS 2

“O Estado brasileiro dá demonstrações de não ter como fiscalizar uma atividade sem qualquer semelhança com o jogo da década de 40 do século passado. Ele passou a ser parte do diversificado negócio do crime organizado, com ramificações externas”, conclui o texto. Os bingos estão prestes a voltar a funcionar, por meio do projeto de lei número 270/2003, que tramita no congresso.

HAITI NÃO É AQUI

“Há mais de 300 municípios no Brasil nos quais não existe criança sem escola, pai sem emprego, um velho sem assistência. É a partir do interior do Brasil que ocorrerá a integração física do continente sul-americano”. Trecho de artigo intitulado “O Haiti não é aqui”, de José Luiz Niemeyer dos Santos Filho, coordenador da graduação em Relações Internacionais do Ibmec/RJ e Ibmec/BH, no Jornal do Brasil.

NOTA TRISTE

Lamentável a grave contusão sofrida pelo jogador catarinense Filipe Luís, titular absoluto da lateral-esquerda do Deportivo La Coruña e com passagem recente pela seleção brasileira. Natural de Jaraguá do Sul e formado nas categorias de base do Figueirense, Filipe sofreu fratura no tornozelo num jogo do campeonato espanhol e correu o risco de ter a perna amputada.

NAVEGANTES EM ALERTA

A partir da próxima segunda-feira, o comunicador e secretário de Desenvolvimento Econômico de Navegantes, Evandro Argenton (PSDB), comandará o programa “Navegantes em Alerta”, na rádio comunitária dengo-dengo (98.5 FM), a primeira rádio de Navegantes. O programa irá ao ar das 18h às 19h e terá eventual participação desde colunista com comentários políticos.

  •  

Uma Resposta to “FERNANDO ALÉCIO”

  1. pmitajai Diz:

    ILHOTA 1 E 2.

    TEM DENUNCIADO PELO MPF NO GOVERNO JANDIR ?

    POR FAVOR, DIVULGA OS NOMES DE TODOS OS ENVOLVIDOS.

Deixe uma Resposta