• Postado por Tiago

Ponte da Nova Brasília tá virada num alho

O povão que precisa passar pela ponte da Nova Brasília, em Itajaí, tá convivendo com o risco. A passarela que serve pra pedestres e ciclistas tá virada num alho. Por quase toda a sua extensão, as ferragens da mureta da ponte estão expostas. E esse é só um dos problemas estruturais da construção.

Pra saber qual a sensação de quem passa pelo passeio pra lá de detonado, o DIARINHO resolveu arriscar. A repórter do fofoqueiro foi, voltou e ainda parou bem no meio do passeio de pedestres pra registrar o perrengue. Como se não bastassem os ferros expostos na proteção entre a passagem de carros e pessoas, que pode deixar alguém ferido, a ponte tá desnivelada e a tremura da estrutura quando um veículo mais pesado é de dar medo. ?Qualquer hora isso vai cair. Pode escrever aí?, disse o aposentado João Amaro Pereira, 68 anos.

A dona de casa Maria Eunice Cordeiro Santos, 34, sabe bem o que é isso. Ela passa pelo local pelo menos duas vezes ao dia, quando leva e busca os filhos na creche. Tem dias, diz Maria, que é melhor esperar do que arriscar. ?Quando eu vejo que tem muito carro vindo, perto das 18h, eu espero eles passarem pela ponte e depois eu vou com as crianças. Tenho muito medo?, conta. Prioridade de 2010

Tarcízio Zanelato, secretário de Obras peixeiro, deixou claro que a ponte da Nova Brasília é uma das três primeiras obras previstas pelo programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pra 2010. O bagrão adiantou a novidade de que, nesta semana, o projeto de reconstrução da ponte foi entregue à caixa Econômica Federal pra aprovação. ?O dinheiro já foi garantido. Assim que o projeto for aprovado, começamos a obra. Acredito que em 15, 20 dias, teremos um parecer?, adianta.

Zanelato disse que a reconstrução vai custar mais de R$ 2 milhões e deve começar até março do ano que vem. A nova ponte terá 14 metros de largura e mais de 60 metros de extensão. O prazo de entrega, assim que a obra tiver início, é de 12 meses.

  •  

Deixe uma Resposta