• Postado por Tiago

água viva

Com este calor, a vontade da galerinha miúda é ficar permanentemente na água, mas há muito mais coisas no mar do que sonham nossos pequerruchos. Cuidado com os dias de chuvas, pois o mar está mais sujo e as águas-vivas ficam imperceptíveis. No caso de acidentes com elas, saia imediatamente do mar e evite tocar na área lesionada para não espalhar o veneno e, consequentemente, queimar a mão e até mesmo o rosto.

Lave a ferida com a própria água do mar ou, se possível, com soro fisiológico, de preferência gelado. Não se deve usar água doce, pois ela ativa o veneno. Também não é recomendável passar pomadas, pasta de dente, vinagre ou qualquer outra substância que não seja a água salgada ou o soro fisiológico. Caso tenha ficado algum pedaço do animal grudado na pele, retire-o com a ajuda de luvas ou pinça. Não coce ou esfregue e procure atendimento médico no posto de saúde mais próximo.

Este tipo de queimadura costuma ser superficial. Somente em casos de reação alérgica por causa das substâncias presentes no veneno, que provocam bolhas, podem ser consideradas queimaduras de segundo grau. Normalmente, a dor causada pela ferida não passa de um dia. Apenas se houver infecção é indicado o uso de antibióticos. O principal cuidado após a queimadura é evitar a exposição direta ao sol. Esse tipo de queimadura não costuma deixar cicatrizes. Mas dependendo do tipo de pele, a área atingida pode ficar manchada.

O calor e a umidade também favorecem o aparecimento dos fungos que causam micoses, principalmente em dobras e pregas da nossa pele. Enxugue bem as dobras e vãos dos dedos. Mantenha as roupas secas e fique atento ao seu corpo. Manchas e coceiras persistentes devem ser examinadas pelo seu médico.

Plantas e insetos estão em toda parte, cuidado! Dermatites e alergias fazem parte das férias de verão. Água corrente, em geral, elimina ou minimiza os sintomas. Lave a área afetada e na persistência dos sintomas procure um médico. E curta o que a estação tem de melhor!

Dr. André D?Aquino – Médico – Clínica Vitalité

  •  

Deixe uma Resposta