• Postado por Tiago

 

fitafloripaA capital manezinha vai ficar mais animada ainda, entre os dias 14 e 20 de junho, por conta da terceira edição do Festival Internacional de Teatro de Animação de Florianópolis (FITAFloripa). Virão 19 companhias de teatro de cinco países: Peru, Itália, Espanha, Brasil e França, este em comemoração ao Ano da França no Brasil.

Haverá 41 apresentações em 13 espaços da capital, entre teatros e locais públicos. A programação do festival terá ainda oficinas e mesa de conversa, envolvendo grupos nacionais e internacionais.

O espetáculo ?Cuentos Pequeños?, da companhia peruana Teatro Hugo & Inês, fará a abertura do festival, às 20 horas, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. Segundo as coordenadores do FITAFloripa, Sassá Moretti e Zélia Sabino, esse grupo está sendo esperado desde a primeira edição do festival, mas somente agora que a agenda do grupo permitiu que fossem incluídos na programação de Florianópolis. Será uma ótima oportunidade para conhecer o trabalho desse grupo que viaja pelo mundo todo e é referência de qualidade internacional na sua técnica. Os atores animam parte do próprio corpo para criarem os personagens. Na segunda-feira, haverá um desfile pelas ruas do centro da cidade, com estudantes, artistas e grupos folclóricos.

O acesso à maioria das peças teatrais é gratuito: apresentações em locais abertos não terão custo algum aos espectadores. E, como nas edições anteriores, as que ocorrerão nos teatros terão preços populares ? R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia) -, mas terão parte da plateia reservada a grupos não pagantes de escolas públicas.

Este ano serão quatro grupos de ação, sob coordenação geral de Sassá Moretti e coordenação executiva de Zélia Sabino: FITAFloripa Palco – atividades em espaços teatrais convencionais -,  FITAFloripa Rua – atividades em espaços alternativos e de trânsito de pedestres -,  FITAFloripa  Visita – atividades em instituições beneficentes – e  FITAFloripa  Panorama ? atividades formativas sobre a linguagem.

  •  

Deixe uma Resposta