• Postado por Tiago

A galera da Lagoa da Conceição tá com o sorriso de zoreia a zoreia. É que vai ser inaugurada, às 15h deste domingo, a ‘Casa das Máquinas – Espaço de Artes’, junto ao Casarão da Lagoa. O imóvel, revitalizado no ano passado, vai sediar espetáculos de dança, música e teatro.

Na abertura, vai rolar um concerto da camerata da Fundação Franklin Cascaes, a apresentação musical de Gentil do Orocongo e, em seguida, a peça “É Ouro Obá!”. Durante o evento, o artista popular Ney Batista vai fazer em argila o busto de Franklin Cascaes.

O prédio onde foi instalada a Casa das Máquinas faz parte de um conjunto construído em 1912 pelo antigo Correios e Telégrafos. O prédio menor abrigava o maquinário da estação radiotelegráfica, considerada uma das mais modernas do país, que servia para apoiar à navegação, tanto costeira quanto transatlântica. O serviço foi desativado em 1914.

Únicos exemplares da arquitetura do período pós-revolução industrial em Floripa, os imóveis foram tombados pelo patrimônio municipal em 1985. Até 2003, a casa sediou a 10ª depê da polícia civil. A Casa das Máquinas vai funcionar integrada ao Casarão da Lagoa e já tá mapeada pra receber alguns espetáculos do ‘16º Floripa Teatro – Festival Isnard Azevedo’, que rola de 11 a 23 de agosto.

  •  

Deixe uma Resposta