• Postado por Tiago

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com a Cinemateca da Embaixada da França e o Instituto Cervantes, apresenta neste mês um visão da Europa e de sua diversidade cultural através de mais de 20 filmes, entre longas e curtas, em Floripa.

Hoje, às 18h30, ocorre uma sessão com curtas da Romênia, Dinamarca, Letônia, Luxemburgo, Suécia, Malta e Estônia.

Entre os longas da mostra, há o espanhol “A vida secreta das palavras”, rodado em 2005 e com direção e roteiro de Isabel Coixet (Minha vida sem mim), e o francês “Finzan”, de 1989, dirigido por Mali Cheick Oumar Sissoko.

 “A vida secreta das palavras” será exibido no dia 24, às 18h30. O filme narra a vida de Hannah , que tem 30 anos e sofre de surdez parcial. É uma introvertida e solitária funcionária de uma indústria têxtil que nunca sai de férias. Quando seu chefe finalmente a força a tirar uma folga, ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro, em frente a uma plataforma petrolífera, onde ela aos poucos se abre para o mundo.

“Finzan”, programado para o dia 29, às 18h30, confronta as tradições patriarcais do Mali, incluindo a controversa questão da circuncisão feminina. A viúva recente, Nanyuma, se sente livre do tratamento cruel de seu falecido marido. Ela sai da aldeia com sua sombrinha Fili, mas é eventualmente forçada a regressar. Nanyuma percebe que sua única chance de reclamar a sua própria liberdade será abandonando a comunidade.

  •  

Deixe uma Resposta