• Postado por Tiago

A proposta, via projeto de lei, apresentada em 2005, pelo então senador e atual vice-governador de Santa Catarina, Leonel Pavan, de federalizar a Universidade Regional de Blumenau (Furb) avança no Senado. O projeto foi aprovado na semana passada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Pela proposta, o governo federal fica autorizado a transformar a Furb na Universidade Federal de Blumenau.

O relator da proposta, senador Álvaro Dias (PSDB-PR), citou o argumento utilizado por Pavan para pedir a modificação, segundo o qual a universidade regional já existe há 40 anos, tendo formado mais de 25 mil profissionais e que atende uma região econômica estratégica do estado sem a cobertura de uma instituição federal de ensino. O relator lembrou também que a cidade de Blumenau é hoje importante centro turístico e polo industrial, sendo responsável pelo maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado.

O projeto será votado agora em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE) e se aprovado pode ir a sanção presidencial. Leonel Pavan, quando senador, também foi autor do projeto que propôs a criação da Universidade Federal do Oeste Catarinense (Ufoeste), iniciativa que chegou a ser aprovada no Senado, mas foi arquivada na Câmara Federal, servindo de base, porém, para a implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), criada no ano passado e em fase de instalação com sede em Chapecó.

  •  

Deixe uma Resposta