• Postado por Tiago

dese-economia-garçons-10

Agora, a taxa de serviço paga pelo cliente vai ser incorporada ao salários dos pinguins

Garçons e donos de restaurantes de Itajaí finalmente fecharam o acordo pra incorporar ao salários dos pinguins os famosos 10% pagos pelos clientes na hora de fechar a conta. ?O valor dos 10% da taxa de serviço será repassado ao salário e isso refletirá no valor das férias, 13º e aposentadoria?, festeja Olga Ferreira, presidente do sindicato dos trabalhadores em hotéis, bares e restaurantes (Sechobar).

O acordo foi assinado na quarta-feira entre representantes do Sechobar e do sindicato da hotelaria de Itajaí (Sindhoteis). Este é o primeiro acordo coletivo da região pra garantir que os 10% sejam realmente colocados no bolso dos garçons.

Em Itajaí, apenas o restaurante Recanto das Sereias incorporava a taxa de serviço à folha de pagamento. Em Balneário Camboriú, que tem hoje mais de 500 bares e restaurantes, a sindicalista Olga estima que pelo menos metade deles cobra a taxa de serviço. Apenas 10 estabelecimento da cidade oficializaram o acordo diretamente com o sindicato dos trabalhadores.

  •  

Deixe uma Resposta