• Postado por Tiago

CAPA-ABRE-porteineres-chegam-no-porto-de-itajai-(33)

Girafas chegaram ao porto no fim da tarde ensolarada

O navio que trouxe os dois portêineres para o terminal do Teconvi e que tava ancorado na barra, atracou no final da tarde de ontem no porto de Itajaí pra que as girafas comecem a ser descarregadas. Os dois trombolhos azuis, que já podem ser vistos de longe, chegam para dar uma agilizada no trampo de carga e descarga de contêineres no porto peixeiro.

Segundo Daniela Bortoletto Motta, assessora do grupo APM Terminals, que comanda o Teconvi, o navio Zhen Hua 27, da fabricante chinesa ZPMC, atracou por volta das 17h e o trampo das máquinas e do pessoal que vai descarregar as girafas deve rolar até sexta-feira ou mais. ?Vai demorar a semana inteira, provavelmente, para que todos os trâmites de documentos e todo o trabalho de descarregar e colocar no pátio do Teconvi seja concluído?, afirmou. O navio tem previsão de deixar o porto peixeiro na segunda-feira.

De acordo com o Teconvi, o custo de mercado das tais girafas azuis gira em torno de 8 milhões de dólares. A direção afirma que isso é parte dos investimentos nas obras do terminal, que já ultrapassaram R$ 100 milhões, com o intuito de igualar o Teconvi aos principais terminais do mundo.

Para Daniela, é cedo pra medir o retorno financeiro que a aquisição dos superguindastes vai gerar e isso só será possível quando eles tiverem operando algum tempo. Mas ela já adiantou que o aumento na velocidade dos serviços já vai ser sentido logo no início.

As girafas

Cada equipamento consegue operar cerca de 10 contêineres a mais por hora do que os cinco guindastes móveis que hoje trampam no porto de Itajaí. Outro benefício que as girafas devem trazer é o aumento na segurança dos trabalhadores portuários.

  •  

Deixe uma Resposta