• Postado por Tiago

INTERNA_11_direita_reunião-codefat-pis-pasep_foto-agencia-brasil--gervásio-baptis

Decisão foi tomada pelos engravatados do Codefat

Já tá definido: o pagamento dos abonos do Pis e do Pasep começa a ser pago a partir de 11 de agosto. A decisão foi tomada esta semana pelos engravatados do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo do Trabalho, que é ligado ao Ministério do Trabalho. O governo, que desde o ano passado começou a se preocupar em divugar o direito aos abonos, estima que 16,5 milhões de trabalhadores receberão os R$ 465 a que tem direito.

Quem é beneficiado pelo Pis ou pelo Pasep não pode marcar bobeira e deixar o dinheiro no banco. Se isso acontecer, o governo pega a grana de volta. Os abonos deste ano ficarão à disposição dos trabalhadores até 30 de junho de 2010. Depois disso, é baubau tia chica. O dinheiro some.

Quem sempre recebe os abonos em conta corrente ou em folha de pagamento, tem sorte. Este ano, o governo vai liberar a grana mais cedo: já a partir de julho. Rodolfo Torelly, diretor do departamento de empresário e salário do ministério do Trabalho, informa que 38% de todos os pagamentos serão feitos em julho.

Quem tem direito

O Pis e o Pasep foram criados em 1970. Tem direito que esteve escrito no programa há pelo menos cinco anos. Ou seja, quem trabalhou com carteira assinada, no caso do Pis, ou quem é funcionário público efetivo, no caso do Pasep. O governo só libera a grana pra queme recebeu, em média, até a merreca de dois salários mínimos por mês.

  •  

Deixe uma Resposta