• Postado por Tiago

Vagas são temporárias pra atuar numa das 40 escolas da região

O governo do estado abriu as inscrições para os professores que querem encarar um trampo temporário no ano que vem. São aproximadamente 750 vagas em 40 escolas das nove cidades que tão sob a responsa da gerência Regional de Educação (Gered). Os salários podem chegar R$ 1250, mais vale-rango de R$ 6,40 por dia. No caso dos professores das séries iniciais, rola também um abono de 40%.

As inscrições são feitas apenas pelo saite www.acafe.org.br, da associação Catarinense de Fundações Educacionais. O prazo final é 17 de novembro. ?Mas é bom não deixar pra fazer na última hora, porque o sistema pode ficar lento e aí a pessoa corre o risco de perder a inscrição?, alerta Maria Alice Pereira, chefona da Gered.

Pra se inscrever não paga nada. Mas o bicho pega quando for preciso comprovar com autenticação em cartório as cópias da carteira de identidade e dos diplomas de faculdade. Quem paga é o professor. Não bastasse isso, também tem que mandar toda a papelada pra Floripa através de Sedex e, aí, vai ter que ir aos Correios e gastar uma grana com a postagem.

Provas, canudos e tempo de serviço

As provas tão marcadas pra acontecer no dia 13 de dezembro, um domingo. O local será divulgado somente no dia 7, através do saite da Acafe. Além dos conhecimentos específicos sobre a área em que quer dar aula, tem que ser safo também em conhecimentos gerais.

Maria Alice diz que as provas têm peso seis. É como se elas tivessem 60% de importância na hora de decidir quem vai ficar com o trampo de ACT. O restante dos quatro pontos de peso são para os canudos, principalmente os de faculdade, e para o tempo que o interessado na vaga atua na área da educação. ?Qualquer tempo de serviço prestado ao magistério conta?, informa a chefona da Gered. Até quem deu aula pra prezinho particular pode usar isso pra tentar pontuar e passar algum concorrente pra trás.

O resultado sai pouquinho antes do Natal e, quem for aprovado, começa a trampar em fevereiro, antes mesmo das aulas. É o tempo que o professor terá para se ambientar com a nova escola e fazer seus planejamentos de aula.

A escolha de vaga tá prevista pra acontecer em janeiro. Os primeiros colocados no processo seletivo terão direito a decidir em qual ou quais escolas querem trabalhar, diz Maria Alice. Os mais burrinhos ficam com as vagas restantes.

Balneário Camboriú, Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, Bombinhas, Navegantes, Itajaí e Penha são as cidades sob a responsa da Gered de Itajaí.

Também tem vaga pra educação especial

O processo seletivo pra ACT do estado também vai ser pra professores que trampam com educação especial. As regras e datas pra inscrição e para o concurso são as mesmas do ensino regular.

Quem passar no processo seletivo vai ser cedido pelo governo do estado para 12 instituições de educação especial. Oito delas são associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes).

O cargo exige formação em pedagogia, com habilitação para educação especial. A carga horária pode variar entre 20 e 40 horas.

O pessoal da Gered não sabe ainda quantas vagas terão pra educadores especiais no concurso dos ACTs. Isso vai depender das matrículas nas ONGs. Neste ano, foram 250 prófis.

Fique ligado nas datas

17 de novembro ? Prazo final pra fazer a inscrição pelo saite da Acafe

18 de novembro ? Prazo final pra mandar os documentos por Sedex pra Acafe

2 de dezembro ? Publicação pela Acafe das inscrições confirmadas

7 de dezembro ? Divulgação dos locais de provas

13 de dezembro ? Dia de roer a unha, pois é quando acontecem as provas

22 de deaembro ? Dia pra rir ou chorar, pois é a data prevista pra divulgar os resultados

  •  

Deixe uma Resposta