• Postado por Tiago

Três regiões da Santa & Bela sofreram com a chuvarada deste domingo. A defesa civil do estado registrou preju por conta do vendaval e granizo em 14 municípios das regiões Oeste, Grande Florianópolis e Sul. O número de casas detonadas pode ultrapassar 1,5 mil e o número de pessoas afetadas pode chegar a 6 mil. Até às 18h de ontem, apenas o município de Antônio Carlos encaminhou o decreto de situação de emergência.

Pra dar um jeito nos estragos provocados pela chuva, a defesa civil estadual comprou rolos de lona. Doze rolos foram entregues em Biguaçu, onde várias casas foram detonadas e sete pra Governador Celso Ramos. Cada rolo tem cerca de 600 m² e é suficiente para cobrir 15 casas, segundo o secretário da defesa civil estadual, Márcio Luiz Alves.

Em todo estado, os dados, conforme relatórios das prefas, são de 1121 baias danificadas. No sul, em Arroio do Silva, 253 casas foram destelhadas e, em Balneário Gaivota, 301 foram danificadas e há 50 pessoas desalojadas. Araranguá tem uma pessoa desalojada e 562 casas atingidas.

Na Grande Florianópolis, conforme o prefeito de Antônio Carlos, Geraldo Pauli, a área rural do município foi a mais afetada, pois o granizo prejudicou as lavouras. Em Angelina, cinco residências foram atingidas. No oeste, os bombeiros de Chapecó atenderam cerca de 80 ocorrências por causa do granizo e vendaval.

A Epagri/Ciram informou que, entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, foram registrados ventos de até 102km/h em Urubici e 96km/h em Laguna, o que causou o destelhamento de casas na região sul. Os municípios afetados são: Angelina, Antônio Carlos, Araranguá, Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Biguaçú, Chapecó, Governador Celso Ramos, Içara, Imbituba, Passo de Torres, Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Sombrio.

Segue a chuva

A defesa civil reforça o alerta de chuva forte, temporais e rajadas de vento até segunda-feira. A Epagri/Ciram diz que um sistema de baixa pressão se intensificou no Rio Grande do Sul e formou uma nova frente fria que mantém o tempo fechado com temporais e chuvas.

  •  

Deixe uma Resposta