• Postado por Tiago

INTERNA-9-LATERAL-g---gripe-suina--floripa-foto-ruberns-flores-08jun09-(1)

A vigilância epidemiológica de Balneário Camboriú registrou o primeiro caso da gripe porca na city. Um rapaz, que chegou há poucos dias dos Estados Unidos, começou a apresentar os sintomas da doença na semana passada. A contaminação pelo vírus da gripe H1N1 foi confirmada na sexta-feira, e desde então ele tá internado no isolamento do hospital Marieta, em Itajaí.

A mandachuva da vigilância epidemiológica da Maravilha do Atlântico, Andréia Bittencourt, disse que o moço começou a passar mal na terça-feira passada. Ele procurou um hospital particular da city, que ela não quis revelar o nome, e ficou em observação por alguns dias.

Foram feitas amostras da meleca do nariz e da garganta do coitado e o material foi enviado a um laboratório do Rio de Janeiro, que é credenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem a manha de analisar que tipo de vírus tá causando o estrago. Só na sexta-feira saiu o resultado do exame, que comprovou que ele realmente é vítima da gripe dos porquinhos.

O rapaz deverá ficar internado por pelo menos 10 dias. O pessoal que teve contato com ele também tá em observação. ?Estamos monitorando as pessoas que estiveram com ele?, contou Andréia.

Além do rapaz, outras três pessoas também tão com suspeita de terem sido infectadas pelo H1N1 na Maravilha do Atlântico. A chefona da vigilância diz que todos os casos são de pessoas que chegaram há pouco tempo do estrangeiro, por isso não tem motivo pra entrar em pânico. ?As suspeitas são entre pessoas que apresentam os sintomas, vieram de outros países ou tiveram contato com alguém que tá sob suspeita?, avisou Andréia.

Até ontem, a Santa & Bela já tinha 32 casos da gripe porca confirmados. Outros 31 ainda tão em suspeita. Os sintomas são bem parecidos com a da gripe fuleira, que aparece todo inverno. Quem tá dodói pode ter febre alta, dor muscular, de cabeça e de garganta, irritação nos olhos, tosse, nariz pingando, cansaço e falta de apetite. Em alguns casos, a porquinha pode vir acompanhada de vômitos e diarreia.

A transmissão é feita da mesma forma que a gripe comum. O negócio é ficar esperto e lavar sempre as mãos, não comer no mesmo prato ou talher do amigo e evitar viagens pra locais onde a gripe porca já chegou com tudo.

  •  

Deixe uma Resposta