• Postado por Tiago

O sofrimento de cinco aventureiros que se perderam numa trilha no Morro da Cambirela, na Palhoça, terminou ontem de manhã. O grupo iniciou o percurso na quinta-feira e não conseguiu mais voltar. O primeiro contato com os bombeiros foi feito por volta das 17h30 de quinta, mas eles passaram a noite na mata e só foram resgatados ontem de manhã.

Os cinco homens foram avistados logo que o dia clareou pelo helicóptero Águia da policia militar. Desde a noite anterior, equipes da PM e dos bombeiros faziam buscas por terra e ar. Assim que o grupo foi avistado, os bombeiros chegaram até ele por terra e os acompanharam até o pé do morro. Todos estavam em bom estado de saúde, apesar das condições em que passaram a noite.

Eles saíram para fazer a trilha sem ninguém que conhecesse o local. Não levaram lanterna, GPS ou barraca. Quando tentaram voltar, não encontraram mais a trilha e ligaram para o 193 pelo único celular que tinham levado. Os bombeiros os orientaram a ficar tranquilos e o Grupo de Busca e Salvamento (GBS) foi acionado para começar a procurá-los, mas não os encontraram na quinta-feira. Como as buscas recomeçaram na manhã de ontem, os aventureiros passaram a noite ao relento, sem barraca e nenhum fósforo para fazer uma fogueira.

O comandante do GBS, capitão Elton de Souza, disse que os homens possuíam agasalhos e água. De acordo com Souza não é comum pessoas se perderem na região, mas nas últimas semanas foram realizadas pelo menos outras duas buscas a grupos de trilha. Ele fala que é importante levar junto uma pessoa que conheça a trilha, bem como ficar atento ao horário. “No inverno escurece cedo e as pessoas esquecem de retornar antes”, diz. Para evitar imprevistos é sempre bom levar mantimentos, celulares, algo para fazer uma fogueira e GPS, se possível.

  •  

Deixe uma Resposta