• Postado por Tiago

hermeto2O músico Hermeto Pascoal ministra um workshop de improvisação musical na quinta-feira, dia 23, na Fundação Badesc, em Florianópolis.  A oficina é gratuita, mas não precisa ficar entusiasmado: as inscrições estão encerradas.  As 50 vagas foram ocupadas assim que a galera ligadona soube.  Há uma lista de espera quilométrica. A oficina rola das 16 às 19 horas.  No sábado, dia 25, Hermeto e banda fazem um show no Festival de Inverno da Serra Catarinense.

Junto com o Hermeto, também desembarca em Florianópolis o jornalista Roberto Muggiati.  No dia 23, após o workshop do bruxo, Muggiati lança o livro “Improvisando Soluções: o jazz como exemplo para alcançar o sucesso”.  Na sexta, às 16 horas, Muggiati retorna à fundação para fazer palestra sobre o livro, que reúne, em 300 páginas, histórias de músicos que souberam superar, com criatividade e persistência, obstáculos das mais diversas ordens.

A relação é longa e inclui Louis Armstrong, Miles Davis, Dizzy Gillespie, Django Reinhardt, Art Tatum, Chet Baker, Lester Young, João Gilberto, Raul de Souza e o próprio Hermeto Pascoal.  A ideia de fazer o livro surgiu em fevereiro de 2006, quando o jornalista foi convidado para ministrar o curso “Cem Anos de Jazz”, no Espaço Cultural Santander, em Porto Alegre.  Foram três palestras de três horas cada, para homens e mulheres dos 18 aos 80 anos de idade, interessados no tema.

“A receptividade que senti naquelas pessoas em relação ao jazz levou-me à ideia de escrever este livro, para mostrar que o jazz não é apenas um estilo musical, mas uma forma de encarar a música”, diz o autor.

  •  

Deixe uma Resposta