• Postado por Tiago

INTERNA-8-ABRE---g---Reunião-Porto

Ideli tava cercada de petistas

A senadora Ideli Salvatti (PT) esteve ontem no Itajaí e fez o milagre de lotar o plenário da câmara de vereadores da cidade em plena segunda-feira de manhã. Vereadores, bagrões, barnabés, puxa-sacos e trabalhadores portuários foram conferir, de perto, a solução sugerida pela senadora da república pra resolver de vez o perrengue das obras no porto de Itajaí. Sem papas na língua, Ideli entrou pontualmente às 10h na casa do povo e fez o anúncio: ?Estou levando pra secretaria especial de portos a possibilidade de o exército terminar a reconstrução do cais?.

Ideli falou que já discutiu a ideia na semana passada com o ex-prefeito Volnei Morastoni (PT) e foi acompanhada do barbudinho a uma reunião com a ministra chefe da casa civil, Dilma Rousseff (PT). ?O instituto militar de engenharia tem condições técnicas de realizar a obra, não precisa de licitação e o dinheiro da medida provisória poderá ser usado. É a melhor alternativa?, acredita.

De acordo com a senadora, o exército foi responsável pelas obras no cais do porto de São Francisco do Sul e no molhe de Imbituba, que estão supimpas. ?A intenção é mostrar o atual projeto de reconstrução dos berços de Itajaí pro instituto de engenharia analisar. Se precisar alguma modificação, eles têm disponibilidade imediata de fazer?, garante a senadora.

O superintendente do porto peixeiro, Antônio Ayres dos Santos, fez cara de paisagem enquanto ouvia a proposta de trazer o exército pra Itajaí. O bagrão fez um relato de todo o perrengue enfrentado pelo porto até agora e resumiu com o desejo de ver tudo normalizado. ?Se o governo federal acertar o aditivo de contratação da empresa ou se trouxerem o exército, tanto faz. O que importa agora é recomeçar a obra?, disse.

O presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Anselmo de Souza, complementou o dito por Ayres falando que na atual situação Itajaí tá ficando pra trás com a criação de novos terminais privados, como o de Itapoá, no norte do estado.

Draga é igual praga

A senadora Ideli também quer uma solução pra pendenga da dragagem do canal de acesso ao porto. Duas empresas passaram por Itajaí desde o começo do ano e não deram jeito no trampo. ?Eu não chamo mais de draga porque isso já virou uma praga?, ironizou a petista.

Ayres explicou a atual situação.?Do jeito que está, a gente até pode receber navios de grande porte, mas com menos carga. Antes da enchente, um navio com 800 contêineres conseguia entrar tranquilo no canal, mas agora o limite são 600 contêineres?, contou.

O superintendente disse que o impasse tá na falta de draga disponível no mercado. A esperança tá num equipamento holandês, que no dia 15 deste mês termina o trampo de dragagem no porto de Paranaguá. ?Estamos mantendo contato pra ver se conseguimos trazer essa draga pra cá e terminar o que falta. O principal problema é o canal externo, que ainda depende da retirada de cerca de 200 mil metros cúbicos de areia?, confessou.

Ideli aproveitou a deixa pra dar um puxão de orelha na bagrãozada do porto peixeiro. A senadora perguntou, na caruda, porque Itajaí tava com a metade de movimentação navios e cargas em relação ao terminal de Navega, sendo que as condições de navegação são as mesmas.

A resposta veio de Walter Joos, superintendente do Teconvi. ?Os armadores têm medo do estado em que está o porto de Itajaí e acabam optando por atracar os navios na Portonave?, justificou Walter, que apesar dos perrengues, disse ainda acreditar no futuro do porto peixeiro.

  •  

Uma Resposta to “Ideli quer que o exército termine as obras nos berços do porto peixeiro”

  1. jader Diz:

    Só o que faltava, precisava A senadora vir em Itajai para dar jeito no porto UMMMMMMMM, é só acbar com intrigas politicas e pronto, acho que se o governo federal tem que ajudar tem que ajudar não importa quem esta no governo municipal, os trabalhadores do porto deveriam fazer um protesto contra este vem fulano daqui outro delá, sai fora politica, vamos pensar que tem crianças, idosos, precisandocomeeeeeeeeeeeeeeeeer, paremmmmmmmmmmm pelo pouco amor que tenham no titio lá de cima.

Deixe uma Resposta