• Postado por Tiago

O Instituto de Estudos Latino-Americanos realiza, nos dias 18 e 19 de agosto, o Seminário Internacional África – um outro olhar: história e perspectivas, em parceria com o Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros.

O seminário começa na terça-feira, dia 18, às 15h, no Auditório do CCE/UFSC com a conferência do escritor angolano Ondjaki, que também vai apresentar o seu filme “Oxalá cresçam pitangas”.  A partir das 18h30, no mesmo auditório, acontece o lançamento de livros de Ondjaki e também a exposição fotográfica Africanidades, de Virgínia Yures.

Na quarta-feira, dia 19, a partir da 9h, será debatido o tema A formação da África Contemporânea, com Silvio Correa (UFSC), Susan Oliveira (UFSC) e Joel Fernandes (Angola/UFSC).

Na parte da tarde, às 15h, é a vez do tema África no Brasil: problemas e perspectivas, com Fabiane Popinigs (UFSC), Marcos Rodrigues da Silva (FURB) e Marcelo Tragtemberg (UFSC).

No período da noite, a partir das 18h30, é hora da discussão da Descolonização da África e a participação cubana na luta pela independência, com a participação de Jorge Risquet (Cuba) e Nildo Ouriques (IELA/UFSC).

O encerramento será com o grupo de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô e Capoeira, Afoxé e samba-de-roda.

Fonte: professora Elaine Tavares – www.eteia.blogspot.com

  •  

Deixe uma Resposta