• Postado por Tiago

Depois de oferecer na modalidade à distância a primeira licenciatura da América Latina em Letras com habilitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras), a UFSC abre inscrições para a modalidade presencial. Serão oferecidas para o segundo semestre de 2009, no campus de Florianópolis, 40 vagas, distribuídas em dois cursos: Licenciatura em Letras-Libras e Bacharelado em Letras-Libras. As inscrições serão realizadas de 8 de maio a 8 de junho, pela internet, no saite http://www.vestibular2009libras.ufsc.br/. O objetivo da licenciatura é formar docentes para atuar no ensino de Libras, a língua gestual usada pela maioria dos surdos brasileiros e reconhecida por lei. O bacharelado forma tradutores e intérpretes. 

Os candidatos devem ter concluído ou estar em vias de concluir o ensino médio e já dominar a linguagem Libras. O concurso será realizado no dia 5 de julho, das 14h às 18h, em uma única etapa. A prova terá 20 questões de conhecimentos gerais, que serão projetadas em Libras, e dez questões em língua portuguesa. 

A taxa de inscrição é de R$ 50. Assim como acontece nos demais vestibulares da UFSC, o candidato que apresentar situação que impossibilite o pagamento pode solicitar isenção. Esse processo deve ser feito via internet (www.vestibular2009libras.ufsc.br/isencao), até o dia 13 de maio, a partir do preenchimento do requerimento de isenção e apresentação dos documentos comprobatórios. 

O vestibular para a área de Libras também leva em conta o Programa de Ações Afirmativas implantado pela UFSC. Serão reservadas 20% das vagas de cada curso para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino; 10% das vagas para candidatos autodeclarados negros, que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino e seis vagas para candidatos autodeclarados indígenas.

  •  

Deixe uma Resposta