• Postado por Tiago

INTERNA-8-ABRE-_MG_1370

Mria Helena: ?não tem criança com a gripe nas escolas e creches?

O buxixo que se espalhava pela cidade foi confirmado ontem pela secretaria de saúde peixeira: a gripe porca chegou em Itajaí. Dois adultos que tiveram contato com pessoas infectadas pelo vírus H1N1 estão contaminados, mas não correm risco de morte. Além dos dois, outros 19 suspeitos tão sendo monitorados pela secretaria da saúde da city.

A coordenadora do departamento de vigilância epidemiológica peixeira, Maria Helena Galabarof Toth, contou que a confirmação dos dois casos veio da secretaria estadual de saúde, depois do envio da coleta de secreção na faringe. ?Eles estão bem e se recuperam em casa sem a ajuda de medicamentos?, garantiu.

Por respeito aos pacientes, a secretaria de saúde peixeira não divulgou o nome e nem o bairro onde os dois contaminados moram. Mas Maria Helena afirmou que são um homem e uma mulher em idade adulta. Um deles viajou recentemente pra Argentina e o outro teve contato com pessoas que estiveram fora do país. ?Eles estão no período que chamamos de quarentena domiciliar. Precisam ficar sete dias mascarados e isolados em casa. É o tempo que o vírus tem de vida?, explicou.

Além dos dois casos confirmados, existem outros 19 suspeitos, incluindo crianças. A coordenadora da vigilância epidemiológica falou que estas pessoas são monitoradas diariamente pelos profissionais da saúde peixeira. Ela garantiu que todos os técnicos dos postinhos do município foram orientados e sabem identificar os sintomas da gripe porca. ?Algumas pessoas desses casos suspeitos não estão levando a história muito a sério e deixam de seguir o que é pedido pelos médicos. O uso da máscara, por exemplo, nem sempre é seguido, mas é fundamental?, lembra.

Maria Helena faz um alerta ao povão, pedindo que não acreditem em todas as notícias que circulam pela cidade. ?A gente sabe que o alarde está muito grande e nós não estamos escondendo a realidade. Hoje, confirmados, nós temos só estes dois casos. Todo o controle está sendo feito pelo estado. Ao contrário do que estão falando por aí, não tem criança com a gripe nas escolas e creches?, afirmou.

Dalva Rhenius, secretária da saúde, disse que apesar dos casos confirmados e suspeitos, a doença está controlada no Itajaí. ?Não há motivo para pânico. Nós estamos em contato direto com o estado e o ministério da saúde e tudo o que for preciso fazer pra evitar que o vírus se alastre, nós vamos fazer?, prometeu.

INFO-SAÚDE

  •  

Deixe uma Resposta