• Postado por Tiago

INTERNA-ABRE-PAG-22---s---WillianCardoso---foto-daniel-Smorigo

Enquanto isso, no Havaí, Willian Cardoso luta por vaga na elite

A divisão sul-americana da associação de Surfe Profissional, órgão que rege o surfe mundial, divulgou ontem o calendário 2010 das etapas do mundial WQS, a divisão de acesso à elite. Serão 14 etapas na América do Sul, sendo 11 no Brasil, três delas rolando em Santa Catarina ? uma em Itajaí. Com uma premiação total de mais de um milhão de dólares, recorde do circuito criado em 1992, o Brasil se consolida como principal país da história nos eventos WQS.

De volta ao calendário, no qual fez parte em 2007 e 2008, a etapa da praia Brava peixeira tem tudo pra ser um dos principais eventos em 2010. Além de ser uma etapa de nível seis estrelas, com premiação de 145 mil dólares, ou cerca de 250 mil reales, o evento itajaiense poderá fazer parte de uma possível tríplice coroa brasileira, assim como rola no Havaí.

A etapa em Itajaí seria a segunda de três etapas seis estrelas brazucas, que começaria em São Paulo e terminaria no Rio de Janeiro. A primeira das etapas catarinenses, a quinta no calendário, tá marcada pro Costão do Santinho, entre 2 e 7 de março. Essa disputa será quatro estrelas, com premiação de 85 mil dólares. Dois meses depois, o circuito volta à capital, com a etapa na praia Mole, de 17 a 23 de maio.

Nem Navega, nem São Chico

Antes de ser anunciada como uma das sedes pra 2010, Itajaí teve que vencer as candidaturas de Navegantes e São Francisco do Sul pra levar o WQS pra praia Brava. As praias de Navega e São Chico têm altas ondas, mas quando a Quântica Eventos, empresa que organiza os eventos tops no estado, e a federação Catarinense de Surfe (Fecasurf) procuraram a prefa peixeira, nem precisaram se preocupar em conversar com os prefeitos das outra citys. ?O prefeito (Jandir Bellini) comprou a briga. Na hora o Jandir disse que garantia a etapa?, diz Fred Leite, presidente da Fecasurf.

Mesmo nunca tendo subido numa prancha, como ele mesmo diz, o prefeito Jandir Bellini fala que o evento, que em 2008 rolou na gestão do ex-prefeito Volnei Morastoni, será importante pra city. ?É um evento de nível internacional, que divulga e traz muitas pessoas à cidade. Sabemos quantos adeptos Itajaí tem nesse esporte. Apoiaremos dentro da nossa realidade?, fala o prefeito, dizendo ainda que o município completará o orçamento de 300 mil reales, caso o governo do estado não banque tudo. A baita empresa AmBev será a apresentadora da etapa.

Willian Cardoso segue na briga

Quatro brasileiros tão garantidos nas oitavas-de-final da decisão do WQS 2009, no Havaí. Um deles é Willian Cardoso, de Balneário Camboriú. Com o avanço na etapa, Willian tem 1181 pontos garantidos, que o ajudarão na briga por uma das 15 vagas pra elite em 2010. Também do estado, Neco Padaratz continua firme, assim como os brazucas Bernardo Pigmeu e Jihad Khodr. Eles devem entrar na água hoje pra começar as oitavas.

  •  

Deixe uma Resposta