• Postado por Tiago

Interna_abre_economia_feira-de-artesanato-florianopolis---foto-Felipe-VT-01

Peixeiros querem fazer bonito na Feira de Economia Solidária

Os 13 empreendimentos do centro Público de Economia Solidária de Itajaí (Cepesi) terão suas mercadorias expostas na Feira Sustentável 2009, que começa hoje no galpãozão do Centrosul, em Floripa. Oito empreendedores representação o Cepesi e levarão os produtos da loja Talentos de Mãos, que faz parte do Cepesi.

Além da comercialização, a rapaziada da economia solidária peixeira vai também participar dos vários seminários que rolarão na feira. ?Mais do que a simples comercialização, a nossa principal expectativa é a de trocar experiências e conhecimentos?, diz Márcia Souza, presidente da associação que toca o Cepesi. Os representantes do Cepesi vão se virar nos trinta para ficar de plantão na exposição e participar das palestras e seminários programados para o evento.

Roupas feitas com algodão orgânico, artesanatos fabricados com materiais reciclados, bijouterias, cerâmicas, bonecas de pano montadas com retalhos são alguns dos produtos expostos no estande papa-siri.

A Feira Sustentável reúne empreendedores solidários, agricultores familiares, o povo sem terra que luta por reforma agrária, pescadores artesanais, criadores de ostras e mariscos, empresas que usam energias renováveis e organizações não governamentais que constumam fazer birra com a economia capitalista.

A organização da feira anuncia que serão 250 expositores. A ideia é apresentar produtos fabricados com preocupação ambiental e empreendimentos em que o lucro do negócio é dividido entre os produtores, sem um dono papando a maior parte. A programação da feira vai até domingo e inclui palestras, oficinas e debates.

Hoje, no auditório Antonieta de Barros, na assembleia Legislativa, acontece das 14h às 17h o seminário ?Economia Solidária e os Rumos do Desenvolvimento Econômico ? Perspectivas e Desafios?. O seminário faz parte da programação da Feira Sustentável e conta com a participação do professor Valmor Schiochet, que é consultor da secretaria Nacional de Economia Solidária do ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE).

  •  

Deixe uma Resposta