• Postado por Tiago

A prefa de Itapema montou um centro de triagem da gripe porca no novo postinho de saúde do bairro da Várzea. A unidade de saúde foi inaugurada às pressas pra aliviar o movimento nos outros postos espalhados pela city por conta do vírus porcalhão. Nos primeiros dias de atendimento, a espera pra ter um plá com o médico foi de até uma hora e meia.

O secretário de saúde, Roberto Ruiz, diz que foi preciso montar o centro de triagem porque os postinhos não tavam dando conta da procura. “Chegou a dobrar o fluxo de pessoas”, comentou.

Quatro técnicos de enfermagem e um médico foram colocados de plantão no novo posto pra atender o povão que pinta por ali com nariz pingando, febre e dor no corpo. “Ali é feita a seleção de quem é gripe comum e quem é H1N1”, disse o abobrão. Se o pessoal desconfia que o paciente pode estar contaminado pela porquinha, ele é encaminhado pra fazer o exame que identifica a doença.

Até agora, Itapema teve só um caso confirmado da nova gripe. Trata-se de uma criança, que já tá fora de perigo. Outros cinco casos tão sob suspeita, entre eles o de uma grávida de 26 anos que morreu no hospital Santa Inês.

Desde a semana passada, o município tá em estado de emergência por conta da nova gripe. O decreto, caneteado pelo prefeito Sabino Bussanello (PT), liberou a secretaria da saúde pra contratar barnabés que ajudassem no controle da doença. Mais de 20 médicos e enfermeiros já assinaram contrato com a prefa e a promessa é de que todos trampem no novo centro de triagem, que vai funcionar todos os dias das 8h às 22h.

  •  

Deixe uma Resposta