• Postado por Tiago

A previsão de mais alguns dias de aguaceiro não assustou o corpo de bombeiros nem a defesa civil das citys ao sul de Itajaí. De Balneário Camboriú a Bombinhas a situação tá sob controle e a promessa é de que a chuvarada não vai provocar estragos. O único município que tá em estado de alerta é Itapema, que intensificou as bizolhadas nos locais onde tem mais risco de alagamentos ou deslizamentos de terra.

O chefão da defesa Civil na city, Cristian Barbosa Dias, contou que desde quinta-feira os barnabés tão de zóio bem aberto na região dos bairros Leopoldo Zarling, Morretes e Ilhota. “Estamos fazendo o monitoramento principalmente nas encostas de morros. Por enquanto tá tudo bem”, garantiu.

Em Balneário Camboriú, a defesa Civil tá à espera de um sinal do governo do estado pra entrar em ação. “Estamos mantendo contato direto com a defesa Civil estadual. Não entramos em estado de alerta porque pelas previsões, aparentemente, vai ser tudo tranquilo”, disse o mandachuva do órgão na city, Maurício Chedid dos Santos.

A situação também é a mesma em Porto Belo, Bombinhas, e até em Camboriú, uma das cidades que mais sofreu com a enchente em novembro de 2008. “Até agora não tivemos nenhum chamado, nem mesmo pra vistorias na região do Monte Alegre e do Areias, que são as mais preocupantes. Isso significa que tá tudo bem”, disse o sargento José Luiz Uliana, da 2ª companhia dos vermelhinhos, que atende de Balneário a Tijucas.

Ele explica que as chuvas têm sido acompanhadas de perto pelos bombeiros. “Por enquanto o estado não mandou nenhum alerta pra nós. As chuvas que têm acontecido são fortes, mas não são constantes. Tem dado tempo pra que ocorra a vazão”, diz.

Mas caso São Pedro resolva abrir as torneiras pra valer, a recomendação dada pelo sargento Valter Luciano Huning, dos vermelhinhos de Bombinhas, é que o povão esteja atento a qualquer sinal de desmoronamento. “Se perceber que a água tá correndo pelo morro por um lugar que não costuma correr, é melhor deixar o local”, avisa.

O sargento também alerta que, em caso de ventania, a maneira mais acertada de se proteger é ficar perto de vigas de portas. “O melhor lugar pra se proteger é no banheiro, e perto do batente da porta, onde geralmente tem uma viga”, comenta.

  •  

Deixe uma Resposta