• Postado por Tiago

Wagner Lúcio de Souza, secretário de habitação da prefeitura de Itajaí, disse ontem ao DIARINHO que o prefeito Jandir Bellini (PP) pretende pagar um salário mínimo pras 48 famílias que perderam suas casas na enchente e que até este mês moram em casas alugadas pela administração municipal. A procuradoria da prefeitura, informou o secretário, estaria produzindo o projeto de lei. A grana somente será repassada se os vereadores aprovarem o projeto.

A ideia é que o dinheiro sirva para o povão continuar pagando os aluguéis até que possa mudar para casas novas. O secretário não informou quando o projeto será encaminhado à câmara, qual é a previsão de liberar o dinheiro para o povão e nem qual é o projeto habitacional que abrigará aquelas famílias.

Sete famílias, que estariam morando em casa de parentes, terão suas baias reconstruídas pela prefeitura ou reformadas pela ONG João de Barro. Há ainda outras quatro famílias morando em abrigos, que, afirmou o secretário, também terão suas casas reconstruídas.

Desconfiado

Para o pintor Carlos Fernandes Ramos, 44 anos, tudo isso não passa de jogada política. Ele morava na rua Carlos Drummond de Andrade, no Bambuzal, teve sua casa interditada pela defesa civil e tava morando de aluguel pago pela prefeitura. Agora tá sem saber pra onde levar os filhos de 12 e 13 anos. “Isso é só pra enganar o povo. Pra fazer a gente esquecer dessa história”, lasca.

Entenda o drama

Quando as famílias perderam suas casas, na enchente de novembro do ano passado, receberam a promessa de que a prefeitura iria bancar o aluguel de um novo local, até que tivessem suas baias reconstruídas ou fossem beneficiadas com moradias novas. Passados seis meses, a prefeitura anunciou que vai cortar o aluguel dessas famílias e não cumpriu a promessa de lhes dar uma casa nova.

Foi por este motivo que, no sábado à tarde, 50 pessoas protestaram no parque ecológico do bairro São João. O grupo denunciava a sacanagem e exigia uma resposta do prefeito Jandir Bellini.

A resposta veio, mas em forma de uma nova promessa.

  •  

Deixe uma Resposta