• Postado por Tiago

Neste ano, JEI será disputado em duas etapas e com novo sistema de classificação

INTERNA-ABRE-PAG-22---s---JEI-2006---divulgação

Molecada vai siacabar em várias modalidades

Tá tudo pronto pra 17ª edição dos jogos Escolares de Itajaí (JEI). Mesmo com o adiamento das competições esportivas no estado, por causa do fuzuê da gripe porca, a cerimônia de abertura da competição peixeira vai rolar tranquilamente segunda-feira, a partir das 19h30, no ginásio Gabriel Collares. Neste ano, uma das atrações da abertura será a dança dos portadores de deficiência física.

As disputas começam pra valer na terça, quando três mil alunos de 36 escolas particulares, estaduais e municipais brigam pelos títulos no atletismo, xadrez, vôlei e handebol, na primeira fase dos jogos, que vai até dia 23. O atletismo rola na pista municipal, o handebol no Gabriel Collares, o vôlei no São José e o xadrez no Barroso.

Entres os dias 4 e 8 de novembro começa a segunda fase, porque depois do dia 23 rola a etapa regional dos jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Nessa fase, entram em ação o basquete, no colégio Salesiano, o futsal, no Ivo Silveira, e o tênis de mesa, no Gabriel Collares.

Chance pros pequenos

Além da divisão em duas fases, o JEI 2009 também mudou o sistema de classificação geral, que antes somava os resultados das três categorias pra definir o campeão geral. Agora, cada categoria ? mirim, infantil e juvenil ? terá um campeão geral. A mudança agradou os grandes campeões dos jogos. ?É bom porque dá mais chances pra outros colégios, que participam de uma categoria apenas?, diz Dario Passos, coordenador de educação física do São José, atual tricampeão do JEI.

No rival Salesiano, o discurso é o mesmo. ?Isso favorece as pequenas escolas, senão vão ficar sempre as mesmas. O caminho é por aí mesmo?, fala Verônica Roncelli, diretora de esportes do colégio. ?Estamos com outra visão, de massificar o esporte na escola. Mas quem não quer ganhar? Tá todo mundo trabalhando com determinação e esperando bons resultados?, completa Verônica.

No São José, a sede de título também continua. ?Como sempre, vamos buscar os melhores resultados possíveis. Temos modalidades que se destacam mais, como handebol e atletismo?, fala Dario.

ParaJEI em novembro

Além do tradicional JEI, o ParaJEI chega pra sua segunda edição, que rola entre os dias 24 e 28 de novembro. Marcos José Tomaz, coordenador de esporte adaptado da fundação de esportes, diz que 50 crianças de entidades como Apae e Advir vão participar no atletismo, bocha de quadra e polibate, como é conhecido o tênis de mesa adaptado.

Capoeira e vôlei de praia em Navega

Os Jogos Escolares de Navegantes (JEN) também começam na segunda-feira, quando rola a abertura às 19h, no ginásio da city, que vai ser reformado ao custo de 229 mil reales. Mais de três mil crianças de 22 escolas municipais, cinco estaduais e cinco particulares confirmaram presença pras disputas que rolam entre 19 e 24 de outubro com 10 esportes programados. As principais novidades são a capoeira e o vôlei de praia, que terão vez do outro lado da vala.

  •  

Deixe uma Resposta