• Postado por Tiago

abre-p1

?A Nova Ericeira? resgata a história dos colonizadores portugueses que não vieram dos Açores

O jornalista Rogério Pinheiro, que já fez parte da equipe do DIARINHO, vai lançar na sexta-feira, no aeroporto de Navega, uma obra que vai mexer com os alicerces da cultura local. O livro ?A Nova Ericeira? resgata a história dos colonizadores que se estabeleceram no litoral norte no século 18, mas não vieram dos Açores, e sim de Nova Ericeira, em Portugal.

?Tudo começou quando meu pai morreu em 2005 e comecei a pesquisar sobre a origem de nossa família. Analisei mais de 10 mil documentos e a tese de Arlete Monteiro, na PUC de São Paulo, que tinha investigado o porquê dos nossos pescadores terem pele e olhos claros?, explica Rogério.

Em sua investigação, ele descobriu que seu sobrenome Pinheiro, assim como Cabral e Mendes, não são açorianos. E que foram os descendentes de Nova Ericeira que trouxeram os ensinamentos sobre nossas técnicas pesqueiras, como o arrasto e o espinhel. ?Eles praticavam a pesca há mais de dois mil anos de forma comercial, enquanto que os açorianos eram agricultores e pescavam apenas para sustento próprio?, explica.

O livro, que foi o TCC do curso de jornalismo na Univali, foi bancado com recursos próprios e estará à venda na vernissage por R$ 12. Também rola uma exposição com fotos do arquivo público português, que vai para o Itajaí shópis em janeiro, pra depois rodar as cidades da região.

  •  

Deixe uma Resposta