• Postado por Tiago

O poeta, contista, romancista e ensaísta José Endoença Martins é o convidado da 43ª edição do Círculo de Leitura, marcada para às 17h desta quinta-feira, dia 28, na Sala Harry Laus da Biblioteca Universitária da UFSC. Também dramaturgo, cronista e professor universitário, ele falará de sua obra e dos livros que o marcaram para estudantes, outros escritores e demais interessados em leitura e literatura em geral. No Círculo, todos expõem suas impressões acerca de livros e autores e fazem comentários sobre o que estão lendo, numa troca enriquecedora de informações que já se tornou tradicional dentro da universidade.

José Endoença Martins tem 14 livros publicados, boa parte deles de poesia, e tem conciliado o ato de escrever com as atividades de professor de literatura inglesa e literatura afro-descendente na Furb, em Blumenau, e na UniAndrade, em Curitiba. Com mestrado e doutorado feitos na UFSC, ele também escreve em revistas acadêmicas, faz palestras e mantém o site www.joseendoencamartins.pro.br, onde publica trechos de suas obras, comentários próprios e de terceiros sobre os livros e ensaios sobre temas como negritude e a produção literária de mulheres negras no Brasil e no mundo.

O CÍRCULO

Criado pelo poeta Alcides Buss, o Círculo de Leitura é um projeto que permite ao convidado e aos presentes discutirem informalmente sobre os livros que estejam lendo, as leituras do passado e as influências de outros autores sobre o seu trabalho. Escritores e jornalistas como Salim Miguel, Oldemar Olsen Jr., Fábio Bruggemann, Inês Mafra, Mário Pereira, Maicon Tenfen, Cleber Teixeira, Dennis Radünz, Rubens da Cunha, Renato Tapado, Raimundo Caruso, Nei Duclós, Marco Vasques, Zahidé Muzart, João Carlos Mosimann e Mário Prata foram alguns dos participantes das etapas anteriores do projeto.

  •  

Deixe uma Resposta