• 09 nov 2009
  • Postado por Tiago

A força do setor de serviços como vedete da economia nacional

Se formos considerar o saldo do emprego no Brasil nos últimos 12 meses, o setor de serviços (com a geração de 369.736 vagas) supera de longe todos os demais setores juntos, que apresentam queda de 71.451 vagas no mesmo período, de acordo com as informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego.

Os dados mostram a força deste setor de serviços quando o assunto é empregabilidade. O Brasil é responsável por 55% do PIB nacional – isso porque, independente do momento por que passa a economia, as pessoas precisam consumir serviços, nos quais o trabalho humano é essencial e nem sempre pode ser substituído por máquina.

Segundo a Central Brasileira do Setor de Serviços, um em cada três empregos gerados na última década foi em empresas de terceirização. O setor é de oportunidades, mas como qualquer outro, exige qualificação. Apesar da característica natural “servil”, a mão-de-obra deve ser reconhecida como “mão-de-obra servil técnica qualitativa” acima de tudo. Nesse sentido é que se encaixam as empresas especializadas em terceirização de serviços, como a Back em Santa Catarina. Mais do que recrutar e selecionar profissionais, estas organizações precisam estar cientes do grande papel que seus funcionários desempenham no cenário econômico nacional.

Ao fornecer esta mão-de-obra, a prestadora de serviço oferece tranquilidade e segurança às empresas clientes – que buscam cada vez mais o efeito dowsinzing (processo de enxugamento) e se voltam para o planejamento estratégico, perguntando-se qual a sua verdadeira missão e questionando as atividades secundárias, independente do porte e segmento de atuação. A modernização das técnicas de administração, o desenvolvimento de equipes com foco nos resultados e a expansão da especialização são fatores que incentivam a utilização frequente da prestação de serviços.

*especialista em RH e gerente de negócios da Back RH

  •  

Deixe uma Resposta