• Postado por Tiago

Para quem vive no Estado de São Paulo e fuma, é bom não se esquecer: a partir da meia-noite de hoje, entra em vigor a lei estadual que proíbe o tabaco em estabelecimentos coletivos fechados, como bares e restaurantes.  São 1.500 agentes deslocados para fazer a fiscalização da lei em todas as cidades do Estado. Quem leva a multa não é o fumante, mas o responsável pelo local onde foi feita a fumacinha.

Com a entrada em vigor da lei antifumo, fumódromos em ambientes de trabalho e estabelecimentos comerciais também ficam oficialmente extintos. A mesma regra vale para áreas comuns de condomínios residenciais. Cigarros, cigarrilhas, cachimbos e demais tipos de tabaco só poderão ser acesos dentro de casa, nas ruas, em carros particulares e áreas completamente abertas –há exceções, como estádios de futebol e penitenciárias.

O governador José Serra (PSDB), autor da lei 13.541, afirma que o Estado não proíbe os cidadãos de fumar. A intenção, segundo o governo, é criar ambientes 100% livres de tabaco para proteger os chamados “fumantes passivos” –pessoas que não fumam, mas estão expostas à fumaça do cigarro.

  •  

Deixe uma Resposta