• Postado por Tiago

capa-itajaiseculo19Na próxima sexta-feira,10, a partir das 20h, o historiador José Bento Rosa da Silva lança seu mais novo livro, “Itajaí no século XIX”, na Livraria e Editora Casa Aberta, centro de Itajaí.

Doutor em História e professor da UFPE, Bento apresenta a face desconhecida de uma cidade e nos mostra que a Itajaí do século XIX estava longe de ser aquela pequena Vila, de quietude desalentada, conforme sugere a historiografia tradicional.

Documentos como processos-crime e atas da Câmara de Vereadores indicam o cotidiano de uma Vila cheia de tensões, brigas, intrigas e delitos de toda ordem.  Esta viagem pela Itajaí possibilita ao leitor a compreensão dos processos que resultaram na formação da cidade que hoje conhecemos, com suas identidades construídas, seus lugares sociais e seus jogos de poder.

O livro é o primeiro lançamento da Editora Casa Aberta (www.editoracasaaberta.com.br), que inicia seu trabalho de forma engajada, ao criar a primeira coleção de livros intitulada “África Brasil”.

  •  

Deixe uma Resposta