• Postado por Tiago

base-p2-remodelando-corpos,-moças

Vai rolar amanhã, às 19h, no espaço cultural Badesc, o lançamento do livro ?Remodelando Corpos – A Moda na Florianópolis de 1950?, de José Alfredo Beirão Filho. O livro é resultado de sua dissertação de mestrado na engenharia de produção da UFSC. Na publicação, ele relaciona os costumes e a vida em Floripa com metrópoles como o Rio de Janeiro, São Paulo e Paris.

A referência de moda na capital, na época, era a costureira Olga Mafra. Foi ela que inaugurou, nos anos 50, o Bazar de Modas, a primeira boutique da cidade. As ruas do comércio sofisticado eram a Felipe Schmidt e Tenente Silveira, e suas transversais, Deodoro e Trajano, que atraiam a fina-flor da cidade. Já a rua Conselheiro Mafra era voltada pro comércio popular.

Na época, as moças escolhiam um modelo de roupa nas revistas de moda como o Jornal das Moças e Fon Fon e levavam para suas costureiras preferidas. Estas e outras curiosidades podem ser conferidas no livro, durante a abertura do evento. A fundação fica na rua Visconde de Ouro Preto, 216.

  •  

Deixe uma Resposta