• Postado por Tiago

Comerciantes suplicam a volta do estacionamento rotativo

INTERNA_16_abre-direita_--edital-zona-azul-cancelado_foto-felipe-vt-(7)

As placas da zona azul são propaganda enganosa

Pra desespero de seu Amauri da Rocha, 65 anos, desde o ano passado, o sistema de estacionamento rotativo de Itajaí não existe mais, Ontem à tarde, o aposentado deu quatro voltas na quadra até encontrar uma vaguinha pra parar a sua caranga na rua 15 de Novembro, centrão da cidade. ?Hoje eu tive certeza de que não vale a pena ficar procurando vaga. O dinheiro que se gasta com a gasolina de ficar rodando paga um estacionamento particular?, comenta.

Casos como o de seu Amauri não são difíceis de se encontrar pelo centro peixeiro, principalmente nos arredores da Hercílio Luz. Ana Cláudia Matheus Santos, 26, teve sorte. A estudante não bobeou na boleia e logo que viu um motora embarcando na caranga pra zarpar, ligou o pisca alerta e conquistou o quase impossível: uma vaga ao lado da igrejinha velha. ?Quase nunca consigo. É meu dia de sorte mesmo?, disse a moça com o sorriso na orelha.

Só que não é todo mundo que tem a sorte de Ana Cláudia. O comerciante J.A.W., 43, que é dono de uma loja de roupas na rua 15 de Novembro, diz que tá sendo prejudicado com a suspensão da zona azul. ?Eu já perdi 30% do meu movimento por causa da falta de vagas pra estacionar. Os clientes desistem?, afirma.

J. tá revoltado. ?A cidade tá parada por causa do porto e também está sendo prejudicada por causa da falta de vagas pros carros. Enquanto isso, o comércio de Balneário Camboriú agradece, porque o pessoal sai daqui no fim de semana pra comprar lá?, detona. Para ele, falta força de vontade das entidades que representam os comerciantes, como a câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Enquanto o comerciante J. faz beicinho, Mariana Alves Pereira, 28, funcionária de uma loja de calçados da rua Hercílio Luz, coloca a mão na cabeça e diz: ?Eu não sei qual é a minha opinião sobre a volta da zona azul. As vendas aqui na loja diminuíram, mas ao mesmo tempo eu também vou ser prejudicada com o estacionamento pago porque preciso vir de carro?.

Pelas ruas do centro da cidade, continuam as placas enganosas informando que Itajaí possui um estacionamento rotativo.

Segunda-feira tem novidade

O comerciante José Dada, presidente da CDL peixeira, contou que ontem pela manhã esteve reunido com o prefeito Jandir Bellini(PP) e uma das reivindicações foi justamente a volta da zona azul pra área central da cidade. ?A situação está insuportável. Eu digo até que o centro de Itajaí está anarquizado e com certeza não pode continuar assim?, soltou o líder patronal.

Dada disse ainda que pediu ao prefeito a volta das moçoilas da zona azul pelo centrão pelo menos até que o projeto dos parquímetros saia do papel. ?Eu sugeri que 10 monitores poderiam fazer esse trabalho. O fim de ano está chegando e precisamos que algo seja feito?, ponderou.

O grandão da CDL contou que o prefeito prometeu estudar o pedincho com a Codetran e uma nova reunião foi marcada pra segunda-feira pra definir de vez o que será feito pra resolver o perrengue da falta de estacionamentos.

Projeto tá emperrado no Tribunal de Contas

José Alvercino Ferreira, chefão da Codetran, informou que a proposta de licitação para a zona azul ser terceirizada e voltar a funcionar tá emperrada no Tribunal de Contas do Estado (TCE). ?A gente mandou o processo pro TCE analisar antes de se fazer a licitação. Só que ele voltou pra gente porque continha 11 itens que precisavam de modificação. Nós consertamos e enviamos ao TCE novamente faz uns 45 dias, mas ainda não recebemos resposta?, afirmou, completando: ?O projeto previsto pra Itajaí é de primeiro mundo. Vamos usar o sistema utilizado hoje na Inglaterra, Estados Unidos e na França?, sigabou o bagrão.

O projeto prevê a instalação de 50 parquímetros na área central peixeira. O sistema funcionará com dinheiro e até cartão de telefone. O motora enfia a grana e a máquina emite o cupom que garante a vaga por até duas horas. Quem não tiver com o tíquete no carro e for pego pela Codetran vai levar multa no lombo. Zé quer instalar o sistema até o final deste ano.

  •  

Deixe uma Resposta